PROJECTOS

PAQUISTÃO: Um veículo para trabalho pastoral na Paróquia de São Pedro em Multan

O pároco, Javed Khurshid, ainda é jovem. Foi ordenado há 12 anos e serve hoje na Diocese de Multan, no sul do Punjab, região do Paquistão. A sua paróquia, São Pedro, situa-se nos arredores da cidade e não só serve uma parte da cidade, mas também uma grande área rural, estendendo-se até quase 500 km.

A freguesia tem nove capelas que precisam de ser visitadas regularmente, mas também há muitas mais aldeias, algumas com apenas meia dúzia de famílias católicas dispersas, que ele tem de visitar. Todas as semanas percorre centenas de quilómetros, trazendo os sacramentos, visitando os doentes, realizando funerais e muito mais. No Paquistão, onde os Cristãos enfrentam discriminação frequente, e muitas vezes até mesmo violência, e geralmente vivem no mais baixo nível da sociedade, as visitas do padre são uma fonte de esperança e são ansiosamente aguardadas pelo povo.

PAQUISTÃO: Um veículo para trabalho pastoral na Paróquia de São Pedro em Multan

No entanto, todo este serviço é impossível sem um meio de transporte adequado. Para já, o Pe. Khurshid tem apenas um veículo velho, que tem sido utilizado nos últimos 16 anos pelos sacerdotes da paróquia. Está constantemente a avariar-se, de modo que cada viagem é uma experiência enervante. As reparações constantes estão simplesmente a consumir dinheiro e o Pe. Javed nunca sabe se vai chegar a tempo ao seu destino, onde os fiéis o esperam. De tempos a tempos também utiliza transportes públicos, mas isso não é fiável e desperdiça grande parte do seu tempo. E ainda não tem dinheiro para comprar um carro novo.

PAQUISTÃO: Um veículo para trabalho pastoral na Paróquia de São Pedro em Multan

A AIS planeia, portanto, fazer uma contribuição de 11.500 € para que o Pe. Javed possa finalmente comprar um veículo novo e fiável, e assim chegar a tempo até aos seus fiéis católicos.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.