Padre Frans van der Lugt | Síria

MULTIMÉDIA

Padre Frans van der Lugt | Síria

O Padre Frans foi morto a tiro na sua paróquia em Homs por um jihadista na véspera de terem abandonado a cidade. Ele era um verdadeiro pastor que não queria abandonar o seu rebanho. Ele não se parecia connosco e, contudo, era nosso irmão, e olhava para cada um de nós como uma pessoa única. Para ele, cada pessoa interessava. Segue em frente! “Ila l-amam. Segue em frente.” Ainda estou a ouvir o Padre Frans a dizer estas palavras.
Quando eu era adolescente e vivia em Homs, ele levava-nos para longos passeios pelas montanhas. Aprendi que há alegria na fé. Ele queria sempre que nós seguíssemos em frente, que mudássemos a nossa vida e a vida do nosso próximo para melhor. Ele não queria que perdêssemos a fé.
Também não abandonou os seus vizinhos muçulmanos que ficaram na cidade sitiada, oferecendo-lhes o seu tecto e a pouca comida que tinha.

Quando o conflito começou em 2011, tive a oportunidade de emigrar para outro país. E quase que o fiz. Inspirado pela vida do Padre Frans fiquei e tornei-me voluntário para ajudar os meus irmãos e irmãs sírios. As suas palavras Ila l-amam, segue em frente, adquiriram um novo significado para mim.

Por favor, fique connosco, os Cristãos da Síria.
Ajude-nos a manter viva a esperança e a fé daqueles que perderam tudo;
para que eles saibam que Deus nunca os irá abandonar.

Como fazia o Padre Franz.

Lembre-se dos nossos irmãos e irmãs perseguidos!
Eles dão a sua vida pela nossa fé, todos os dias.