HISTÓRIAS DE SUCESSO

MALAWI: um veículo para as Irmãs Carmelitas em Zomba

Desde o ano de 2003 que existe um convento carmelita na Diocese de Zomba, no sul do Malawi. Actualmente, há 11 irmãs a viver lá, vidas inteiramente dedicadas à oração e contemplação. Rezam pela salvação de todo o mundo, e especialmente pela santificação dos padres. E há uma série de jovens que gostariam de se juntar a elas.

Os fiéis católicos locais estão encantados com a presença das irmãs e também estão felizes por apoiá-las, na medida das suas possibilidades. Mas são muito pobres. Aqui, a estação seca dura oito meses e, assim, são muitas vezes as próprias irmãs que acabam por partilhar, ainda que de bom grado, o pouco que têm com os pobres que vêm bater à sua porta.

MALAWI: um veículo para as Irmãs Carmelitas em Zomba
MALAWI: um veículo para as Irmãs Carmelitas em Zomba Desde o ano de 2003 que existe um convento carmelita na Diocese de Zomba, no sul do Malawi.

Até aqui, as irmãs conseguiram ganhar o seu modesto sustento sobretudo fazendo hóstias para a diocese. Inicialmente eram poucos os clientes, mas a procura, desde então, tem crescido de forma constante e actualmente elas estão a receber encomendas não só da sua própria diocese, mas também de dioceses vizinhas do país.

Mas havia um problema. Não tinham um veículo para transportar os sacos pesados de farinha de que precisavam. Às vezes conseguiam encontrar alguém que as ajudasse com o transporte, mas apenas como solução de emergência. Antes, tinham um veículo muito antigo, que ao longo dos anos se tornou cada vez menos fiável e mais dispendioso de reparar e manter, e já não estava capaz para o trabalho em causa.

ÍNDIA: Início dos trabalhos num lar para padres doentes e reformados na Diocese de Jagdalpur

Graças à ajuda dos nossos generosos benfeitores, a AIS conseguiu intervir com uma contribuição de 25.570 € que lhes permitiu adquirir um veículo novo com o qual podem agora transportar a farinha e todos os outros materiais de que necessitam. Escusado será dizer que, dadas as condições rodoviárias no Malawi, como em muitas outras partes de África, era essencial dispor de um veículo robusto e resistente, capaz de lidar com o terreno, caso contrário, rapidamente se desgastaria e se tornaria inútil.

As irmãs estão muito contentes e profundamente gratas pela vossa ajuda. Elas escrevem: “Estamos muito felizes com este carro. Que Deus vos abençoe e recompense um milhão de vezes! Aquele que pode ler todos os corações pode ver como estamos gratas!”

MALAWI: um veículo para as Irmãs Carmelitas em Zomba

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.