RELATÓRIO ESPECIAL

IRAQUE

Dez anos após a invasão da planície de Nínive pelo Daesh

Com o Bispo de Erbil, D. Bashar Warda

NOITE DAS TESTEMUNHAS

Dia 25 de Outubro às 21h

PORTO
Igreja dos Redentoristas

CONFERÊNCIA E MISSA

Dia 26 de Outubro às 16h30

AVEIRO
Paróquia Gafanha da Encarnação

MISSA E CONFERÊNCIA

Dia 27 de Outubro às 10h30

LISBOA
Igreja de Santo Condestável

Não há palavras para descrever o que vivemos há 10 anos. O Daesh tentou erradicar-nos, mas não conseguiu. As pessoas aqui são como as oliveiras. Podem cortá-las, queimá-las, mas passados 10 ou 20 anos continuam a dar fruto. Eles tentaram tudo, mas nós permanecemos e, enquanto Igreja, fazemos tudo para dar sinais de esperança.

D. Bashar Warda, Bispo de Erbil, vem a Portugal, a convite da Fundação AIS, para dizer como tem sido a vida dos cristãos no Iraque após a invasão das terras bíblicas da Planície de Nínive pelo grupo terrorista Daesh, que levou à fuga, em Agosto de 2014, de cerca de 100 mil cristãos. O Bispo de Erbil vai estar entre nós nos dias 25, 26 e 27 de Outubro, para um conjunto de conferências, encontros e momentos de oração. Entre todos os eventos, destaque para a “Noite das Testemunhas”, que a Fundação AIS vai organizar em Portugal pela primeira vez e em que se procurará dar voz a protagonistas da Igreja que sofre no mundo. Nesse encontro, que decorrerá na cidade do Porto, o Arcebispo de Erbil irá recordar o que tem sido o martírio dos cristãos no Iraque.
Significativo, também, é o facto de, em todos os eventos em que D. Bashar Warda vai participar, no Porto, Aveiro e Lisboa, haver uma exposição temporária de objectos religiosos profanados precisamente pelos jihadistas do Daesh durante os anos em que aterrorizaram as terras da Planície de Nínive.

Compareça! E caso não possa estar presente, convidamo-lo a assistir à MISSA na RTP, já no próximo Domingo, dia 27, pelas 10h30.

6 de Agosto de 2014

No início de Agosto de 2014, o grupo jihadista Estado Islâmico assumiu o controlo das terras bíblicas da Planície de Nínive, no Iraque, dando origem a uma das maiores fugas de que há memória nos tempos recentes de uma comunidade religiosa. Na madrugada de 6 para 7 desse mês, cerca de 100 mil pessoas, na sua esmagadora maioria cristãos, protagonizaram um êxodo dramático rumo a Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano.

Esta situação, há dez anos, deixou bem visível aos olhos do mundo a enorme vulnerabilidade em que se encontrava – e encontra – a comunidade cristã neste país do Médio Oriente.

Durante o tempo de ocupação dos jihadistas, assistiu-se à destruição de igrejas e capelas e casas de habitação, enquanto as famílias cristãs procuravam sobreviver em campos de deslocados improvisados na região de Erbil.

Foram milhares de pessoas que fugiram sem nada, praticamente apenas com a roupa que traziam vestida, e que só sobreviveram graças a uma formidável campanha de solidariedade da Igreja em todo o mundo, em que a Fundação AIS teve grande protagonismo. O regresso a casa, após a derrota dos terroristas, em 2017, marcou outra fase significativa da vida dos cristãos do Iraque.

capa iraque

Preencha o formulário para receber o relatório completo

Convidamo-lo a explorar informações detalhadas sobre a situação da liberdade religiosa no Iraque, com um foco especial na comunidade cristã. O documento apresenta estatísticas actualizadas sobre a população cristã no país, bem como o impacto da ajuda da Fundação AIS a esta comunidade perseguida.

Exposição 'Objectos Profanados do Iraque'

Falando em nome de todas as pessoas - especialmente das minorias, que tendem a sofrer mais do que os outros, nomeadamente em situações de conflito – por favor, Deus, não mais guerra.

Nesta exposição temos diante de nós objectos muito valiosos pelo que significam para a Igreja e para a Fé. São objectos que nos aproximam dos cristãos que, com uma Fé inabalável, deram a sua vida por Cristo e continuam a fazê-lo todos os dias, apesar das dificuldades nos seus países.

Todos os objectos são valiosos porque representam a dedicação e a fidelidade dos Cristãos perseguidos. Com todos eles podemos transmitir a mensagem da Fé e da Esperança, porque o importante não é o objecto, mas o que se vive com ele. Sem as pessoas, os objectos não são nada.

Lembramos que estes objectos não representam apenas os Cristãos do Iraque, mas podem ser extrapolados para todos os países perseguidos, que partilham a mesma Fé e tudo o que ela implica. Os Cristãos perseguidos não perdem a sua esperança, pelo contrário, transmitem-na a nós.
Estes objectos representam uma parte da nossa fé.

"Obrigado Fundação AIS"

Em 2014, os ataques do Daesh desviaram drasticamente os esforços da Fundação AIS para a ajuda de emergência. A Fundação AIS apoiou cerca de 95 mil refugiados de Mossul e da planície de Nínive. As principais acções foram:

• Criação de escolas provisórias
• Criação de abrigos de emergência
• Fornecimento de alimentos, cobertores e instalações sanitárias
• Pagamento dos salários dos professores e das rendas dos refugiados
Apoio às religiosas e aos sacerdotes que também foram deslocados
Reconstrução das casas e igrejas destruídas pelo Daesh

A presença entre nós do Arcebispo de Erbil será uma oportunidade também para D. Bashar Warda agradecer toda a ajuda que a Fundação AIS tem dado à comunidade cristã iraquiana ao longo desta década tão desafiadora. Ainda recentemente, o prelado aludiu a isso dizendo que “a resposta da Fundação AIS tornou possível que se ajudasse aqueles que precisavam”.

A resposta da Fundação AIS tornou possível que ajudássemos aqueles que precisavam. Rezamos por vocês e por todos os nossos benfeitores. Rezamos para que tudo o que vocês doarem se multiplique de forma que sirva às necessidades do povo."

Oração pela Paz no Iraque

Senhor, a crise do nosso país é profunda e o sofrimento dos Cristãos é pesado e assusta-nos. Por isso, pedimos-Te, Senhor, que orientes as nossas vidas, que nos concedas paciência e coragem para continuar a testemunhar os nossos valores cristãos com confiança e esperança.

Senhor, a paz é a base de qualquer vida; dá-nos paz e estabilidade para vivermos uns com os outros sem medo, sem ansiedade, com dignidade e alegria. Glória a Ti para sempre.

† Louis Raphael I Sako
Patriarca Católico Caldeu

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.