
O Bispo de Viseu, a Directora da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e a Coordenadora do Departamento de Bens Culturais da Viseu, têm o gosto de convidar todos para a exposição temporária LIBERDADE GARANTIDA, composta por instalações da autoria do artista plástico Miguel Cardoso, no dia 17 de Maio, pelas 15h30, no Museu de Arte Sacra da Sé de Viseu.
Abanar consciências, comover, fazer pensar. Rezar. A exposição “Liberdade Garantida”, inaugurada a 20 de Abril de 2024, no Museu Diocesano de Santarém, é como um murro na nossa indiferença. Ao longo da exposição, está à vista de todos o sofrimento de milhões de pessoas retratadas em histórias concretas de homens, mulheres e crianças vítimas da perseguição religiosa nos dias de hoje.
Miguel Cardoso, o autor deste trabalho artístico – que tem o apoio da Fundação AIS – garante que é impossível sair indiferente da exposição e que “ela própria é uma oração”.
Numa altura em que se multiplicavam as iniciativas para assinalar os 50 anos do 25 de Abril em Portugal, a exposição que oferece um olhar diferente sobre a questão da liberdade. Em causa está um dos direitos fundamentais da Humanidade, o direito ao culto, à fé, à prática religiosa.



“É verdadeiramente dramático. Nunca, como nos dias de hoje, os cristãos foram tão perseguidos. É por isso natural que as pessoas se sintam comovidas. São crianças, são famílias destruídas, são pais que ficam sem filhos, são filhos que ficam sem mães…”
Miguel Cardoso



Milhões de pessoas em todo o mundo são perseguidas, maltratadas, violentadas e por vezes até mortas por causa da sua religião. Num país onde há meio século se vive em liberdade, onde a própria legislação assegura o direito aos fiéis em expressarem a sua fé sem restrições, é importante perceber que há muitas pessoas em muitos países onde isso não acontece.
Miguel Cardoso garante que a “exposição não vai deixar ninguém indiferente”, mas o objectivo nem é o de fazer com que as pessoas se sintam comovidas.
A ideia é que as pessoas tenham consciência daquilo que está a acontecer. Não é uma exposição fácil..."
Mensagem do autor, Miguel Cardoso:
Liberdade Garantida:
HORÁRIO:
Segunda a Sábado: 10:00 – 13:00 | 14:00 – 17:30
Domingo: 14:00 – 17:30
Fechado: 1 de Janeiro | Domingo de Páscoa | 25 Dezembro
Morada: Adro da Sé 3500-195 VISEU
Email: bensculturais@diocesedeviseu.pt
Telefone: 232 423 338 | 963 759 923