A Consignação de 0,5% do IRS não tem qualquer custo para o contribuinte. É um gesto simples e rápido através do qual pode ajudar sem ter que gastar. O donativo é retirado do imposto total que o Estado liquida, não afectando o que tenha a receber das Finanças. Assim, ao doar 0,5% do seu IRS, sem custos acrescidos para si, estará a ajudar a Fundação AIS no seu trabalho junto das comunidades cristãs mais necessitadas.
Para isso, basta que no Modelo 3, Quadro 11, Campo 1101, seleccione a opção “Instituições religiosas” e insira o NIF da Fundação AIS: 505 152 304 (ver exemplo abaixo):
É com enorme alegria que a Fundação AIS tem registado, de ano para ano, um crescimento na adesão a este apelo, que muito agradecemos. As verbas doadas têm permitido um reforço da actuação da Fundação AIS e, particularmente em 2022, o valor recebido relativo aos 0,5%, no total de 125.288,44€, reverteu para apoiar hospitais geridos pela Igreja, no Líbano.
O nosso ‘muito Obrigado’ a todos os que fizeram esta contribuição!
“Quero agradecer muito aos benfeitores, de todo o coração. A Fundação AIS está a dar-nos oxigénio, está a mostrar-nos que Deus actua mesmo. Vocês são a nossa rectaguarda. Obrigada!”
– Irmã Maria, Hospital Franciscano
O papel da Igreja Católica neste país é fundamental para a sobrevivência de milhares de cristãos, tendo a seu cargo vários hospitais, pois o Estado deixou de apoiar os sistemas de saúde.
Existe apenas um hospital psiquiátrico em todo o Líbano, gerido pelas Irmãs Franciscanas que lutam desesperadamente para que nada falte a cada um dos mais de mil pacientes. Todos eles possuem algum tipo de deficiência mental e física, e são rejeitados pelas famílias. Sem mais ninguém, resta-lhes o amor das Irmãs. Mas elas estão aflitas. Mal conseguem manter as portas do hospital abertas, comprar medicamentos, comida, pagar os salários aos médicos e enfermeiros. Falta tudo.
Com a sua ajuda, este foi um dos hospitais que apoiámos!
Diariamente, chegam-nos muitos agradecimentos vindos da Igreja nos quatro cantos do mundo. Partilhamos aqui consigo algumas das muitas mensagens que temos recebido:
A Síria, que já tanto sofreu, com a guerra, a perseguição, as sanções económicas e a pandemia, vê-se agora esmagada por um sismo brutal que ceifou milhares de vidas em pouco mais de um minuto! A Fundação AIS apoia as comunidades cristãs na Síria há muitos anos, com cabazes alimentares, alojamento, medicamentos, roupa, etc, e, mais do que nunca continuaremos a estar ao seu lado!
Ir. Annie Demerjian, Alepo, na Síria
São apenas 25, estão ainda no seminário propedêutico, mas já sabem o que é a ameaça do terrorismo. Ainda em Outubro a região onde se encontram, em Montepuez, foi palco de um enorme ataque por homens armados que reivindicam pertencer ao grupo jihadista Estado Islâmico. Mas os jovens seminaristas dizem-se prontos para prosseguir o seu caminho. E agradecem a ajuda dos benfeitores da Fundação AIS. Sem isso, nada seria possível…
Adriano, seminarista em Montepuez, Moçambique
O lugar é muito pobre. A capela é feita de chapas de zinco, as casas são quase miseráveis. Não há electricidade nem água. Não há nada além das pessoas que por lá vivem e dos animais. O padre Thaddeus Anasigwe foi enviado para esta aldeia quase sem nome no meio da Nigéria. A sua missão é servir. Servir estas pessoas, viver com elas, viver para elas. Apesar da pobreza imensa, o padre Thaddeus sorri e agradece:
Padre Thaddeus Anasigwe, sacerdote na Nigéria
Tudo mudou na vida do Pe. Bruno desde que chegou um barco “Cristo Rei” à sua paróquia, na Amazónia. É um barco pequeno, de alumínio, mas que permite circular sem problemas pelo rio Amazonas, a única verdadeira “estrada” em toda a região. Agora, por ali, nas zonas ribeirinhas, há mais sorrisos nos rostos. É que, agora, o Pe. Bruno aparece mais vezes e a sua chegada é sempre um motivo de festa, de alegria.
Padre Bruno Nirmal, sacerdote na Amazónia, Brasil
A Irmã Ghazia, da congregação das Irmãs Paulinas, trabalha na única livraria católica do Paquistão. A sua missão é tornar Jesus Cristo presente junto dos Paquistaneses, apesar das constantes ameaças dos extremistas islâmicos.
Irmã Ghazia, religiosa no Paquistão
> 2.470 PROJECTOS DE CONSTRUÇÃO – A nível mundial, foram co-financiados capelas, igrejas, conventos, casas de retiros e seminários;
> 1 em cada 8 seminaristas em todo o mundo foi apoiado pela Fundação AIS;
> Mais de 65 milhões de exemplares de Bíblias para Crianças impressas e distribuídas;
> 1 em cada 10 sacerdotes no mundo sobrevive graças aos Estipêndios de Missa enviados pela Fundação AIS;
> 1 em cada 35 religiosas no mundo é apoiada pela Fundação AIS;
> Programas de rádio e televisão são financiados para anunciar o Evangelho aos Cristãos que vivem isolados;
> Milhares de refugiados recebem alimentos, roupa e apoio espiritual.
Consigo levamos esperança a milhares de Cristãos em todo o mundo!
Um enorme ’Obrigado!’
Para além da consignação gratuita do IRS, tem a possibilidade de ajudar com a devolução do IVA. Neste caso está a abdicar deste benefício fiscal entregando-o como donativo à nossa instituição. Para o fazer, basta seleccionar também a opção “IVA”.