RELATÓRIO ESPECIAL

IRAQUE

Dez anos após a invasão da planície de Nínive pelo Daesh

Com o Bispo de Erbil, D. Bashar Warda

NOITE DAS TESTEMUNHAS

Dia 25 de Outubro às 21h

PORTO
Igreja dos Redentoristas

CONFERÊNCIA E MISSA

Dia 26 de Outubro às 16h30

AVEIRO
Paróquia Gafanha da Encarnação

MISSA E CONFERÊNCIA

Dia 27 de Outubro
Missa às 10h30
Conferência às 11h30

LISBOA
Igreja de Santo Condestável

Não há palavras para descrever o que vivemos há 10 anos. O Daesh tentou erradicar-nos, mas não conseguiu. As pessoas aqui são como as oliveiras. Podem cortá-las, queimá-las, mas passados 10 ou 20 anos continuam a dar fruto. Eles tentaram tudo, mas nós permanecemos e, enquanto Igreja, fazemos tudo para dar sinais de esperança.

A resposta da Fundação AIS tornou possível que ajudássemos aqueles que precisavam. Rezamos por vocês e por todos os nossos benfeitores. Rezamos para que tudo o que vocês doarem se multiplique de forma que sirva às necessidades do povo."

No início de Agosto de 2014, o grupo jihadista Estado Islâmico assumiu o controlo das terras bíblicas da Planície de Nínive, no Iraque, dando origem a uma das maiores fugas de que há memória nos tempos recentes de uma comunidade religiosa. Na madrugada de 6 para 7 desse mês, cerca de 100 mil pessoas, na sua esmagadora maioria cristãos, protagonizaram um êxodo dramático rumo a Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano.

Esta situação, há dez anos, deixou bem visível aos olhos do mundo a enorme vulnerabilidade em que se encontrava – e encontra – a comunidade cristã neste país do Médio Oriente.

Durante o tempo de ocupação dos jihadistas, assistiu-se à destruição de igrejas e capelas e casas de habitação, enquanto as famílias cristãs procuravam sobreviver em campos de deslocados improvisados na região de Erbil.

Foram milhares de pessoas que fugiram sem nada, praticamente apenas com a roupa que traziam vestida, e que só sobreviveram graças a uma formidável campanha de solidariedade da Igreja em todo o mundo, em que a Fundação AIS teve grande protagonismo. O regresso a casa, após a derrota dos terroristas, em 2017, marcou outra fase significativa da vida dos cristãos do Iraque.

capa iraque

Preencha o formulário para receber o relatório completo

Convidamo-lo a explorar informações detalhadas sobre a situação da liberdade religiosa no Iraque, com um foco especial na comunidade cristã. O documento apresenta estatísticas actualizadas sobre a população cristã no país, bem como o impacto da ajuda da Fundação AIS a esta comunidade perseguida.

Exposição 'Objectos Profanados do Iraque'

Falando em nome de todas as pessoas - especialmente das minorias, que tendem a sofrer mais do que os outros, nomeadamente em situações de conflito – por favor, Deus, não mais guerra.

Nesta exposição temos diante de nós objectos muito valiosos pelo que significam para a Igreja e para a Fé. São objectos que nos aproximam dos cristãos que, com uma Fé inabalável, deram a sua vida por Cristo e continuam a fazê-lo todos os dias, apesar das dificuldades nos seus países.

Todos os objectos são valiosos porque representam a dedicação e a fidelidade dos Cristãos perseguidos. Com todos eles podemos transmitir a mensagem da Fé e da Esperança, porque o importante não é o objecto, mas o que se vive com ele. Sem as pessoas, os objectos não são nada.

Lembramos que estes objectos não representam apenas os Cristãos do Iraque, mas podem ser extrapolados para todos os países perseguidos, que partilham a mesma Fé e tudo o que ela implica. Os Cristãos perseguidos não perdem a sua esperança, pelo contrário, transmitem-na a nós.
Estes objectos representam uma parte da nossa fé.

Oração pela Paz no Iraque

Senhor, a crise do nosso país é profunda e o sofrimento dos Cristãos é pesado e assusta-nos. Por isso, pedimos-Te, Senhor, que orientes as nossas vidas, que nos concedas paciência e coragem para continuar a testemunhar os nossos valores cristãos com confiança e esperança.

Senhor, a paz é a base de qualquer vida; dá-nos paz e estabilidade para vivermos uns com os outros sem medo, sem ansiedade, com dignidade e alegria. Glória a Ti para sempre.

† Louis Raphael I Sako
Patriarca Católico Caldeu