Cantares de Évora

A Fundação AIS tem a alegria de convidar todos os seus benfeitores e amigos para o Concerto de Verão, com a interpretação do grupo Cantares de Évora.

1 de Junho, pelas 16H
Igreja de Santa Clara

Rua de Serpa Pinto, Évora

Contamos com a sua presença! Traga os seus familiares e amigos.

ENTRADA LIVRE

—————————————————————-

RESENHA HISTÓRICA

O Grupo Cantares de Évora foi fundado em 1979, com o objectivo de preencher, na cidade de Évora, um “Espaço Cultural” dedicado ao Coral Tradicional do Alentejo.

O seu repertório é preenchido por “Modas Antigas”, mantendo toda a fidelidade ao cancioneiro tradicional, não sendo feitos quaisquer arranjos nem alterações às músicas nem aos poemas, sempre de origem popular.

Tem a particularidade de ser um Coral misto, contando hoje com cerca de 25 vozes. Durante as suas actuações o Grupo exibe igualmente os trajes tradicionais do Alentejo, representando com rigor o modo de vestir dos vários estratos sociais e profissões dos primeiros anos do século passado.

Tem prestado uma colaboração incansável nas muitas solicitações a que é convidado para enobrecer com o Cante Tradicional as muitas representações oficiais, e não só, que visitam a Cidade de Évora.

O Grupo foi condecorado com a medalha de mérito municipal “Classe de Ouro” na Homenagem da Cidade de Évora a Instituições e Cidadãos, no dia 29 de Junho de 2004.

Nos seus 44 anos de existência e de actividade contínua, são já variadíssimos os trabalhos imortalizados em CD.

O Grupo, além de cantar o Alentejo, tem vindo a reunir na sua sede própria, situada nos antigos celeiros da EPAC, no núcleo histórico da cidade de Évora, uma colecção de alfaias e utensílios utilizados nos trabalhos do campo bem como peças do traje etnográfico e que constituem um pequeno museu rural. Na sua sede o grupo dedica-se, também, à gastronomia, servindo refeições para grupos de pessoas, animadas por uma actuação do Grupo Coral no final do repasto.

Contam com inúmeras actuações nas mais prestigiadas salas de espectáculos em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Cuba, Rússia, Arménia, Tunísia, Egipto, Canadá, Espanha, Itália, Huhehot e Pequim (China), etc.

Mais recentes