Jubileu dos Migrantes
Dia Jubilar Vicarial
14.12.25 | 14h - 18h
Rio de Mouro
Programa:
• 14h00: Acolhimento na Escola Leal da Câmara, Rio de Mouro
(trazer um bem alimentar para ofertar Cabazes de Natal às famílias mais carenciadas)
• 14h30: Momento musical
• 15h00: Mesa redonda ‘Os migrantes hoje’, com o Serviço de Refugiados SJ, Fundação AIS (Catarina Martins de Bettencourt) e Cáritas Diocesana de Lisboa
• 16h00: Partilha em grupos
• 17h00: Pausa para café
• 17h45: Concentração no parque de estacionamento junto à escola Leal da Câmara, para iniciar a Missa (trazer estandarte paroquial)
• 18h00: Missa presidida pelo Sr. Patriarca, D. Rui Valério
Saiba mais: patriarcado-lisboa.pt
Sintra encerra Ano Jubilar com “Festa dos Povos” dedicada à esperança das migrações
A “Festa dos Povos” da Vigararia de Sintra reúne cristãos de diversas nacionalidades, com o intuito de valorizar a migração.
A Vigararia de Sintra assinala, a 14 de Dezembro de 2025, o encerramento do Ano Jubilar do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo com uma iniciativa aberta à comunidade. A “Festa dos Povos” é um encontro que pretende valorizar a diversidade cultural representada no território e destacar a migração como expressão de esperança e de futuro.
Inspirado no tema “A ninguém seja negado o direito a um futuro melhor”, proposto no n.º 13 da Bula de Proclamação do Jubileu, o evento reunirá cristãos de várias nacionalidades que vivem na Vigararia, convidando-os a partilhar tradições, sabores e vivências numa tarde marcada pela alegria e pelo encontro entre culturas.
Além da participação no convívio, a organização apela a que cada pessoa traga um bem alimentar para os cabazes de Natal, destinados a famílias acompanhadas pela Igreja local. Entre os produtos sugeridos estão leite, massa, arroz, azeite, bolachas, cereais, óleo, farinha, bacalhau, grão, feijão, atum, salsichas, açúcar, compota, chocolates, papas, entre outros.
Os participantes são ainda convidados a levar algo característico da sua cultura para o lanche partilhado, promovendo um momento de comunhão, que reflita a riqueza e a pluralidade das comunidades que habitam a região.
A Vigararia de Sintra sublinha a importância de nutrir o espírito de celebração “em ambiente de alegria e esperança”, lembrando que todos são bem-vindos: “Contamos contigo!”.
