ORAÇÃO

Cristãos perseguidos

Terça-feira
06 Agosto

Em Agosto de 2014, teve início um dos mais violentos ataque contra as comunidades cristãs do Iraque. Nesta data que não pode cair no esquecimento, a Fundação AIS convoca os Portugueses, uma vez mais, para rezarem pelos Cristãos perseguidos.

No dia 6 de Agosto, há precisamente dez anos, milhares de cristãos foram forçados a fugir, quando as terras onde sempre viveram, as suas aldeias e vilas na Planície de Nínive, no Iraque, foram invadidas pelo Daesh, os jihadistas do auto-proclamado Estado Islâmico.

NA FOTO: Imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz numa capela lateral da Igreja de Santa Addai em Batnaya. A cabeça e as mãos foram cortadas e ela foi atingida no coração. Batnaya é uma pequena cidade nas planícies de Nínive. Cerca de 850 famílias cristãs viviam na cidade quando foi tomada pelo ISIS em Agosto de 2014 e só foi libertada no final de Outubro de 2016.

O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos ocorre anualmente no dia 6 de Agosto, em referência à mesma noite de Agosto de 2014, quando milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. A região concentrava 25% dos cristãos do país e também reunia algumas minorias muçulmanas ameaçadas. A fuga ocorreu à noite, com milhares de pessoas a caminhar pelas estradas em direção às cidades curdas de Erbil e Dohuk. “Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram das suas casas sem nada, apenas com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas a precisar de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”, declarou na ocasião o Patriarca Louis Raphael Sako, chefe da Igreja Católica Caldeia.

Assim que recebeu as primeiras informações na manhã do dia 7 de agosto, a Fundação AIS mobilizou os benfeitores e iniciou campanhas e projectos para socorrer material e espiritualmente os perseguidos e refugiados. Desde então a Fundação Pontifícia realiza um dos maiores projectos de ajuda da sua história, direccionando esforços para alimentos, abrigo e educação para os refugiados, acção que já resultou em mais de 2 mil projectos no Oriente Médio desde o início da crise.

Oração da campanha
em favor dos Cristãos perseguidos

† Patriarca Caldeu Louis Raphael Sako

Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em Vosso nome, e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos, receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, pedindo a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos-Vos a nossa sobrevivência e o nosso futuro.

Ajudai-nos, Pai, Em nome do Vosso Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a Vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.

Em Canã, a Mãe de Jesus foi a primeira a reparar que não havia vinho. Por intercessão de Maria, pedimos-Vos, Pai, para mudar a nossa situação – como o Vosso filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Ámen

Dia 6 de Agosto, lembre-se dos Cristãos perseguidos. Reze por eles. Reze em casa, em família, na paróquia, no seu movimento. Reze.

Os Cristãos perseguidos não podem ser esquecidos.