CAMARÕES: Um curso de formação contínua de dois anos para formadores nos seminários e padres que trabalham no apostolado das vocações

PROJECTOS

Os padres que são responsáveis pela formação das gerações futuras de padres têm uma grande responsabilidade. Para bem dos jovens sob os seus cuidados, eles próprios devem ser testemunhas vivas de Cristo e do Evangelho. No entanto, ao mesmo tempo, devem ser qualificados a um nível intelectual elevado e possuir também uma grande sensibilidade psicológica para com os seminaristas.

Um dos factores mais importantes do seu trabalho é o discernimento necessário para a selecção dos candidatos certos. Escândalos em muitos países demonstraram o quão desastroso pode ser admitir ao sacerdócio o tipo errado de candidatos. Por isso, é urgente fazer uma selecção muito cuidadosa, que começa mesmo antes do jovem entrar no seminário. É essencial que os seus futuros formadores façam previamente um retrato exacto da situação familiar dos candidatos em causa, a fim de discernir se poderá haver problemas psicológicos ou outros no seu desenvolvimento inicial. Isto requer o investimento de muito tempo e energia. Mesmo em África há cada vez mais famílias destroçadas e, como consequência, muitos jovens sofrem de traumas espirituais, mesmo com tenra idade. Cuidar deles de tal forma que ainda possam tornar-se padres fortes e fiéis é um desafio imenso. Tal como o é a tarefa de eliminar os candidatos inadequados.

Um desafio adicional é o facto de muitos jovens que entram no seminário não terem, de modo algum, uma educação escolar ideal e, consequentemente, existirem deficiências educativas que também têm de ser compensadas. E, por último, mas não menos importante, devem ser lançadas bases para um forte desenvolvimento espiritual, porque um padre que não está profundamente enraizado na relação com Jesus Cristo e não é capaz de viver dela, nunca poderá ser um pastor adequado para o povo de Deus.

É evidente que os sacerdotes responsáveis pela selecção e formação destes futuros sacerdotes enfrentam cada vez maiores desafios no seu trabalho. Por essa razão, a província eclesiástica de Douala estabeleceu um curso de formação contínua de dois anos para aqueles que trabalham na área do apostolado vocacional e nos seminários menores, onde os rapazes estudam e completam o seu ensino secundário com vista a uma possível entrada no seminário maior, e também para os formadores que trabalham nos principais seminários.

A AIS apoia estes cursos com um total de 8000 €.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.