BRASIL: Um veículo de apoio ao apostolado das vocações e aos seminaristas da Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas

HISTÓRIAS DE SUCESSO

A Diocese de Teixera de Freitas-Caravelas situa-se no empobrecido nordeste do Brasil, no estado federal da Baía, um estado que também tem a maior percentagem de pessoas de origem étnica africana no país.

Cerca de 340 mil pessoas na diocese são católicas, representando quase 80% da população total. No entanto, há apenas 35 padres – muito poucos para o número de fiéis católicos. Consequentemente, a diocese tem intensificado os seus esforços na área do apostolado das vocações, com vista a ajudar os jovens a discernir e a desenvolver uma possível vocação para o sacerdócio e a vida religiosa. Este trabalho começa agora a dar frutos e actualmente há 31 jovens da diocese a estudar no seminário de São João Paulo II, na vizinha Arquidiocese de São Salvador da Baía. Vivem na residência de estudantes construída pela sua própria diocese na cidade de São Salvador, mas estudam na universidade, juntamente com os seminaristas da Arquidiocese de Salvador. Há também cinco jovens da Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas que estudam actualmente no pré-seminário, em preparação para o seminário maior.

O apostolado das vocações envolve visitas às várias paróquias da diocese, de forma a manter contactos com os jovens e a acompanhá-los. É também necessário um veículo para as necessidades básicas e para o transporte dos seminaristas de Salvador da Baía para as paróquias da sua própria diocese, onde cada um passará algum tempo a ganhar experiência prática em trabalho pastoral. O velho veículo, anteriormente utilizado pelo seminário para o efeito, consumia muito combustível e era dispendioso de manter. Além disso, não era muito seguro nas longas viagens na auto-estrada da Baía, que tem fama de ser perigosa, e o Bispo Jailton de Oliveira Lino receava constantemente pela vida dos seus sacerdotes e seminaristas quando lá viajavam. Foi por isso que fez um apelo urgente à AIS.

Graças à generosidade dos nossos benfeitores, não o desiludimos e conseguimos contribuir com 20.700 € para permitir à diocese adquirir um veículo novo e mais resistente. Não só é mais barato de conduzir e manter, mas também mais robusto do que o antigo, pelo que, no futuro, as viagens pelas estradas perigosas serão um pouco mais seguras. Em nome de todos os seminaristas, sinceros agradecimentos a todos os que ajudaram! Os futuros sacerdotes agradecem de coração sincero a todos os que contribuíram.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.