Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

ZIMBABUÉ: Um veículo para uma missão remota na Diocese de Chinhoyi

Apoiar Projecto
9 setembro 2022
ZIMBABUÉ: Um veículo para uma missão remota na Diocese de Chinhoyi
A Missão de Chitsungo, a paróquia mais pobre da Diocese de Chinhoyi, no norte do Zimbabué, dá assistência a cerca de 60 aldeias. Na Páscoa deste ano, o Bispo Raymond Mupandasekwa visitou a remota aldeia de Kanyemba, nesta paróquia. Passou cinco dias partilhando as vidas dos mais pobres de entre os pobres, dormindo à noite numa tenda a fim de estar perto deles. Muitos dos habitantes locais pertencem à tribo desfavorecida Doma, e a maioria ainda são caçadores-colectores, literalmente sobrevivendo, tal como os seus antepassados sempre fizeram. Estão constantemente à mercê da seca e de outros perigos. De facto, ainda mal entraram em contacto com o mundo moderno. Mas a fé em Cristo e a Boa Nova do Seu Evangelho estão agora a chegar ao seu coração.

No entanto, o que eles ainda precisam urgentemente é da presença de um padre entre eles, para lhes levar os sacramentos, ajudá-los a crescer na fé e, ao mesmo tempo, mostrar-lhes como podem, pouco a pouco, melhorar as suas condições de vida concretas. "Pensei muito sobre como a Igreja pode ajudar os jovens de lá", diz o bispo, que está bastante impressionado com o grau de pobreza que presenciou durante a sua visita. O que eles precisam acima de tudo, para além de assistência pastoral, é de escolaridade básica e cuidados médicos, ambos grandes desafios. Pois, para além da Igreja, ninguém aqui parece ter qualquer preocupação com estas pessoas.

Mas as distâncias são vastas, e o seu pároco, Pe. Walter Chenyika, tem de percorrer cerca de 140 km por estradas péssimas para chegar aos fiéis e o seu velho carro deixou de funcionar. "Sem um carro, o trabalho pastoral aqui é impossível", diz-nos o seu bispo com profunda preocupação. Como em muitos outros lugares em África, o carro do padre é frequentemente também o único meio de transporte para levar os doentes ao hospital e salvar vidas.



Assim, o Bispo Raymond pediu-nos com urgência para ajudarmos o seu padre a dar assistência aos fiéis nestas aldeias remotas e não os deixar sem apoio e consolo. Já lhe prometemos 29.000 € para um veículo resistente, capaz de lidar com as difíceis condições de condução.


Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais