Projectos

Apoiar Projecto
9 setembro 2022
ZIMBABUÉ: Um veículo para uma missão remota na Diocese de Chinhoyi
A Missão de Chitsungo, a paróquia mais pobre da Diocese de Chinhoyi, no norte do Zimbabué, dá assistência a cerca de 60 aldeias. Na Páscoa deste ano, o Bispo Raymond Mupandasekwa visitou a remota aldeia de Kanyemba, nesta paróquia. Passou cinco dias partilhando as vidas dos mais pobres de entre os pobres, dormindo à noite numa tenda a fim de estar perto deles. Muitos dos habitantes locais pertencem à tribo desfavorecida Doma, e a maioria ainda são caçadores-colectores, literalmente sobrevivendo, tal como os seus antepassados sempre fizeram. Estão constantemente à mercê da seca e de outros perigos. De facto, ainda mal entraram em contacto com o mundo moderno. Mas a fé em Cristo e a Boa Nova do Seu Evangelho estão agora a chegar ao seu coração.

No entanto, o que eles ainda precisam urgentemente é da presença de um padre entre eles, para lhes levar os sacramentos, ajudá-los a crescer na fé e, ao mesmo tempo, mostrar-lhes como podem, pouco a pouco, melhorar as suas condições de vida concretas. "Pensei muito sobre como a Igreja pode ajudar os jovens de lá", diz o bispo, que está bastante impressionado com o grau de pobreza que presenciou durante a sua visita. O que eles precisam acima de tudo, para além de assistência pastoral, é de escolaridade básica e cuidados médicos, ambos grandes desafios. Pois, para além da Igreja, ninguém aqui parece ter qualquer preocupação com estas pessoas.

Mas as distâncias são vastas, e o seu pároco, Pe. Walter Chenyika, tem de percorrer cerca de 140 km por estradas péssimas para chegar aos fiéis e o seu velho carro deixou de funcionar. "Sem um carro, o trabalho pastoral aqui é impossível", diz-nos o seu bispo com profunda preocupação. Como em muitos outros lugares em África, o carro do padre é frequentemente também o único meio de transporte para levar os doentes ao hospital e salvar vidas.

Assim, o Bispo Raymond pediu-nos com urgência para ajudarmos o seu padre a dar assistência aos fiéis nestas aldeias remotas e não os deixar sem apoio e consolo. Já lhe prometemos 29.000 € para um veículo resistente, capaz de lidar com as difíceis condições de condução.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.