Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

UCRÂNIA: Uma casa para os Frades Capuchinhos em Lviv

Apoiar Projecto
3 outubro 2022
UCRÂNIA: Uma casa para os Frades Capuchinhos em Lviv
Em vários lugares na Ucrânia os Frades Capuchinhos dirigem paróquias prósperas e, além da Santa Missa, oferecem muitas outras oportunidades espirituais tanto para crentes como para os que estão à procura. Estão disponíveis para todos aqueles que desejem falar com alguém sobre a fé, a sua vida pessoal, as suas questões e preocupações. No actual tempo de guerra e crise, esta necessidade de aconselhamento espiritual tem crescido muito. Pois, embora Lviv seja actualmente pouco afectado pelos combates, há um número incontável de refugiados de outras partes do país, necessitando não só de um tecto, mas também de apoio espiritual, conselho e consolo.

Em Setembro de 2021, a convite do Arcebispo Mokrzycki, três padres capuchinhos foram para Lviv. Estão a planear promover aulas de catequese a adultos, encontros com Franciscanos da Ordem Terceira e grupos de oração no espírito do Santo Padre Pio. Mas o seu apostolado mais importante é o confessionário. Na catedral há oportunidades de confissão a qualquer hora do dia e os padres capuchinhos estão entre os padres que ali se encontram regularmente disponíveis para oferecer o Sacramento da Reconciliação.

No passado existiam dois mosteiros capuchinhos em Lviv. No entanto, esses edifícios foram confiscados pelos comunistas e ainda hoje são utilizados para outros fins, de modo que parece quase impossível que sejam devolvidos.

Até ao momento, os três padres capuchinhos têm vivido num apartamento apertado de duas assoalhadas. Montaram uma pequena "capela" num armazém e a cozinha também serve de sala de estar. Claramente, não há absolutamente nenhum lugar para eles se reunirem com os fiéis, por isso os encontros de oração, as conversas e a adoração eucarística realizam-se principalmente em casas particulares ou apartamentos, ou mesmo em estalagens ou locais públicos. No Verão, os frades podem frequentemente encontrar-se nos parques ou nas ruas, tocando, falando com as pessoas sobre Deus e dando-lhes consolo. Mas, evidentemente, eles precisam de um espaço adequado para as suas actividades pastorais, e por isso recorreram a nós em busca de ajuda.



Agora surgiu uma oportunidade de comprar e renovar uma casa no bairro de Male Golosko, que é também o local onde se situa o cemitério com as sepulturas dos capuchinhos que morreram no passado. Propomo-nos ajudá-los com uma contribuição de 50.000 €, para que em breve possam ter uma casa adequada às suas necessidades pastorais.


Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais