Projectos

UCRÂNIA: Uma capela num antigo contentor para a Paróquia de São Padre Pio em Krasnosilka

Apoiar Projecto
7 fevereiro 2022
A Paróquia de São Padre Pio, em Krasnosilka, uma aldeia no sul da Ucrânia, a cerca de 15 km a norte da cidade de Odessa, é ainda jovem e também bastante pequena. A comunidade católica conta apenas cerca de 30 pessoas, principalmente famílias com crianças pequenas. Mas outras famílias começam a mostrar interesse pela fé católica.

Por enquanto, ainda não há lá nenhuma igreja. A Missa ainda é celebrada numa sala da casa onde vive o pároco, mas é demasiado pequena e os paroquianos não sentem que seja apropriado ter de rezar numa casa particular. Gostariam de ter uma capela própria com o Santíssimo Sacramento, usada exclusivamente para a Santa Missa e oração, e não também como habitação. Este é um aspecto que também pode ser um obstáculo para os candidatos à fé, uma vez que nesta cultura os encontros religiosos em casas particulares tendem a ser associados às seitas religiosas.

O Bispo Stanislaw Szyrokoradiuk está cheio de admiração pelos fiéis católicos que continuam a reunir-se e a rezar nestas condições. No entanto, seria demasiado dispendioso construir uma igreja e dado que a comunidade ainda é muito pequena, mas também muito dinâmica, não é claro como se poderá desenvolver no futuro. Portanto, existe o risco de que qualquer igreja possa acabar por ser demasiado pequena ou demasiado grande, por muito cuidadosamente planeada e construída que seja. Assim, o bispo teve uma ideia pouco convencional, nomeadamente uma "contentor capela" que, no entanto, teria um pináculo adequado e, portanto, seria facilmente reconhecível do exterior como um local de culto. Esta poderia ser erigida rápida e facilmente, e se um dia fosse necessário uma igreja maior, poderia então ser facilmente deslocada e reerigida noutra pequena comunidade, onde poderia continuar a servir de capela. A capela proposta teria uma área de cerca de 60 m² e poderia acolher entre 120 e 130 pessoas. Estaria totalmente isolada e teria o seu próprio sistema de ventilação. E, assim, se resolveria um grande problema para o futuro previsível.

O bispo pede-nos 20.000 € para esta solução prática. Pensamos que é uma excelente e pragmática solução e estamos dispostos a ajudar. Está disposto a contribuir?

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.