Projectos

Apoiar Projecto
14 dezembro 2022
UCRÂNIA: Um automóvel para os Palotinos em Bilohirja

Os Padres Palotinos estão em Bilohirja, no Oeste da Ucrânia, desde 1993. São responsáveis por duas paróquias, em Bilohirja e em Yampol, a cerca de 20 km de distância. A Paróquia de Bilohirja tem cerca de 100 fiéis e a Santa Missa é celebrada diariamente, enquanto em Yampol é celebrada aos Domingos e dias santos Os Padres também atendem pastoralmente os fiéis católicos que vivem na vizinhança e que, por uma razão ou outra, não conseguem participar na Santa Missa. A Paróquia de Bilohirja tem ainda um lar de crianças ao cargo de religiosas.

Desde que a guerra começou, em Fevereiro de 2022, o seu trabalho multiplicou-se. Deram abrigo a 500 refugiados na paróquia desde então e hoje ainda restam 17. O pároco, Pe. Pawel Goraj, explica: “Trata-se de mulheres e crianças que fugiram dos horrores da guerra. Dar assistência a estas pessoas requer bastante tempo e empenho pessoal da nossa parte. Estamos a servir estas pessoas de imensas maneiras que envolvem viagens de carro”. Para além disso, desde que a guerra começou, o Pe. Goraj tem estado ainda envolvido como capelão do serviço de ambulância cristão.

As paróquias precisam urgentemente de um automóvel, não só para o trabalho do lar das crianças, mas também para o serviço pastoral em geral e ainda porque o Pe. Pawel Goraj viaja agora regularmente às regiões em guerra para ajudar as pessoas que estão em grave necessidade. Ao regressar de uma destas expedições, há algum tempo, o seu carro foi atingido por outro carro e ficou inutilizado.

Assim, é urgente um automóvel para que o trabalho não pare. Dadas as más condições das estradas e a quantidade de material que transporta, o Pe. Pawel precisa de um veículo robusto. Propomos ajudá-lo com uma contribuição de 15.000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.