Projectos

Apoiar Projecto
1 abril 2021
UCRÂNIA: Reparações e renovação de um convento em Potelychy
A congregação Greco-Católica (rito Ucraniano) das Irmãs de São José é uma comunidade próspera que goza de uma série de jovens vocações. A congregação foi fundada em 1898 na Ucrânia com o objectivo de se dedicar especialmente ao trabalho com crianças e jovens. As irmãs cuidam de órfãos, administram jardins-de-infância e escolas e também ajudam os padres nas paróquias. Ao todo, a comunidade tem 40 irmãs religiosas na Ucrânia, espalhadas por três casas religiosas. Há também outros conventos na Polónia e na Sibéria.

Em Potelychy, na Ucrânia Ocidental, uma cidade a cerca de 40 km da capital Lviv, as irmãs administram um orfanato. Chama-se "Pysanka", a palavra ucraniana para "ovo de Páscoa". Actualmente, aí vivem nove crianças e jovens, organizados em grupos de "família". As suas idades variam entre os quatro e os 19 anos e são todas de lares destruídos onde, até recentemente, pouco haviam experimentado de amor e segurança. Há três irmãs que cuidam carinhosamente destes jovens e tentam ajudá-los a superar a sua dor e trauma psicológico, e a criar uma relação de amor com Deus.

No entanto, quanto às próprias irmãs, o próprio convento necessita urgentemente de ser renovado. Acima de tudo, as janelas precisam de ser substituídas, uma vez que deixam entrar chuva e humidade sempre que chove ou neva, deixando manchas húmidas e de mofo. Igualmente, a instalação eléctrica precisa de ser substituída e muitas das paredes rebocadas.

A AIS vai ajudar com uma contribuição de 10.000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.