Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

TANZÂNIA: Um veículo para uma nova paróquia

Apoiar Projecto
9 maio 2022
TANZÂNIA: Um veículo para uma nova paróquia
A Diocese de Kigoma situa-se no oeste da Tanzânia, na fronteira com o Burundi. Aí foi estabelecida a nova paróquia de Kumsenga, em 2020. Abrange uma área muito vasta, com sete capelas na periferia que variam entre 12 a 35 km de distância do centro paroquial. Por vezes, o pároco, o Pe. Michael Daniel, também tem de se deslocar a reuniões no centro diocesano de Kigoma, a uma distância de mais de 220 km da sua paróquia.

No entanto, há um grande problema pois ele não tem carro. Para algumas das suas viagens pode alugar um ciclomotor, mas as estradas são muito más e na estação chuvosa são practicamente intransitáveis. Nesse caso, podemos encontrar o Pe. Michael a caminhar por estradas que se tornaram verdadeiros lamaçais. Além disso, em viagens mais longas pelo país, existe o risco real de ser atacado e emboscado por bandos criminosos que fazem especial questão de atacar os vulneráveis viajantes de ciclomotores.

Assim, um automóvel seria mais do que útil, para não dizer essencial. Não só para poder chegar mais rapidamente e de forma segura às várias capelas onde os fiéis o esperam, mas também porque, em todo o caso, há poucos meios de transporte nesta região quando surgem emergências e há necessidade de transportar doentes ou grávidas para o hospital mais próximo, que fica a alguma distância. Nesses casos, o automóvel do padre pode também servir de ambulância improvisada e salvar vidas.

Mas, acima de tudo, tal veículo facilitaria muito a pastoral dos fiéis católicos na paróquia. E o Pe. Miguel também podia visitar as escolas da paróquia e dar instrução religiosa, bem como visitar os doentes e idosos e levar-lhes os sacramentos, intensificando a instrução de quem se prepara para o baptismo e, sobretudo, celebrando a Santa Missa com mais frequência nas diferentes estações da periferia.

O bispo está muito interessado que o Pe. Miguel possa chegar aos fiéis católicos. Ele pediu a nossa ajuda e reza fervorosamente para que possamos ajudar o seu padre com um veículo pastoral. Certamente não o desiludiremos. Na verdade, já lhe prometemos 26.000 € para um robusto veículo todo-o-terreno.


Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais