Projectos

Apoiar Projecto
14 fevereiro 2022
RÚSSIA: Ajuda para um centro ortodoxo para vítimas de violência doméstica
Há quase 30 anos, de acordo com o desejo do Papa São João Paulo II, a AIS tem vindo a ajudar a promover o diálogo fraterno entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa. O encontro histórico entre o Papa Francisco e o Patriarca Kirill de Moscovo, em Fevereiro de 2016, em Havana, Cuba, abriu ainda mais o caminho para novas formas e caminhos de diálogo e cooperação.

Patrocinado pela AIS, foi criado um grupo de trabalho ecuménico, encarregado da implementação concreta das preocupações comuns dos dois líderes. Uma destas áreas em que as duas Igrejas irmãs puderam intensificar a sua colaboração foi o apoio conjunto às famílias, mulheres grávidas em situações de risco e vítimas de violência doméstica. Assim, por exemplo, na eparquia de Nizhnij Novgorod a AIS ajudou a estabelecer um refúgio para jovens mães necessitadas.

Da mesma forma, em Velikij Rostov, e com o nosso apoio, a Igreja Ortodoxa está a ajudar mulheres necessitadas - sobretudo as vítimas de violência doméstica e tráfico de seres humanos, e também mulheres migrantes. Até agora, entre 300 e 500 mulheres têm sido aconselhadas e ajudadas anualmente por uma equipa de seis conselheiras femininas formadas. Simultaneamente, três ou quatro mulheres podem ser acolhidas, juntamente com os seus filhos, em alojamento temporário - embora escusado será dizer que as necessidades são muito maiores.

Assim, o plano é alargar o alojamento disponível, para que até 16 pessoas possam ser acolhidas durante um período de tempo limitado. Ao mesmo tempo, as mulheres são registadas junto das autoridades, para que também possam procurar trabalho. Depois, logo que tenham conseguido pôr a sua vida em ordem e orientar-se, deixam o centro e dão lugar a outras mulheres necessitadas. Igualmente importante é o acompanhamento pastoral oferecido, que está disponível a todas as mulheres, independentemente da sua religião ou denominação.

Este é um projecto de importância crucial que gostaríamos de apoiar com 50.000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.