Projectos

REPÚBLICA CHECA: Renovação de uma casa em Teplice para o trabalho dos Padres Salesianos de Don Bosco

Apoiar Projecto
25 abril 2022
A região de Ustí, no norte da Boémia, é "um deserto no mapa religioso", como a definiram membros da Igreja local. De facto, a República Checa no seu conjunto é um país profundamente ateu. Na região de Ustí apenas 5% da população se descreve como pertencente a uma denominação cristã. Existem razões históricas para isso, uma vez que, após a Segunda Guerra Mundial, os alemães étnicos que viviam na zona foram todos expulsos e substituídos por pessoas que ali se instalaram de várias outras regiões, mas que sob o domínio comunista prevalecente não podiam desenvolver novas tradições religiosas, para que não fosse possível que a fé estabelecesse raízes.

Os Padres Salesianos estão presentes na região, na cidade de Teplice, desde 1990. Eles administram três paróquias na própria cidade e outras quatro nas aldeias circundantes, e certamente não têm mãos a medir. Há também todo o tipo de problemas sociais na região, o desemprego é elevado, tal como o crime, especialmente entre os jovens, e as pessoas são em média mais pobres e menos educadas do que noutras regiões do país.

Os Salesianos criaram, por conseguinte, um centro de trabalho com crianças e jovens, sobretudo os que são oriundos das famílias mais desfavorecidas socialmente. Eles não só se dedicam à educação religiosa, mas também organizam acampamentos de Verão e iniciativas de fim-de-semana, com base na fé. O centro também se destina aos adultos, oferecendo uma variedade de cursos sobre a fé, seminários para casais, encontros ecuménicos e muito mais.

Ao mesmo tempo, os Salesianos estão activos no ministério prisional e visitam também os doentes e idosos nos hospitais e lares, com uma especial ajuda às famílias de etnia cigana.

O centro que eles administram é conhecido como "casa viva" ou "casa animada". Aí, antes da pandemia ter chegado, conseguiram ir ao encontro de cerca de 1500 crianças, 400 adolescentes e 500 adultos por ano. Têm 30 colaboradores e 200 voluntários a apoiar os seis padres no seu trabalho.

No entanto, o edifício que actualmente utilizam é apenas alugado. A longo prazo, uma casa própria oferecer-lhes-ia uma maior segurança para o planeamento futuro. Na verdade, eles já adquiriram esta casa, mas antes terá de ser totalmente renovada. Propomos ajudar com 30.000 €, porque já sabemos quão importante é o trabalho dos Padres Salesianos nesta área difícil e os frutos maravilhosos que traz. Vai ajudar-nos?

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.