Projectos

Apoiar Projecto
15 dezembro 2022
R.D. CONGO: Um novo telhado para o seminário menor de Makoua
Em 2023, o seminário menor São Pio X em Makoua irá celebrar o seu 70º aniversário. Foi fundado em 1953 por missionários franceses e é hoje a casa de 69 jovens que esperam mudar-se para o seminário maior assim que acabem o ensino básico.

No entanto, no Verão passado, na noite de 7 para 8 de Junho, um tornado passou por aquela zona e causou danos graves no edifício. Grande parte do telhado foi arrancado, as camas do dormitório atiradas e muitas estantes ficaram partidas, enquanto a chuva caía como na rua.

Graças a Deus, não houve mortos nem feridos graves. “Agradecemos a Deus por ter protegido os seminaristas e os professores de um destino ainda pior”, disse uma testemunha do acontecimento. Mesmo assim, não foi só uma experiência aterradora para os 69 rapazes envolvidos. Ficaram praticamente sem tecto de um momento para o outro.

Fizeram-se rapidamente uns arranjos improvisados e a vida normal do seminário pôde continuar. O seu dia começa com uma Oração da Manhã e Missa, seguidas do pequeno-almoço, depois têm aulas, fazem os trabalhos de casa e, por fim, terminam o dia com as Completas ou a Oração da Noite.

Mas, a longo prazo, o seminário precisa de um novo telhado sólido e seguro.

Queremos contribuir com 25.000€

O Arcebispo Victor Abagna Mossa, que inicialmente pediu a nossa ajuda, escreve:
“Que Deus vos recompense cem vezes mais se nos puderem ajudar!”

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.