Projectos

Apoiar Projecto
3 março 2021
REP. CHECA: Cursos de psicologia pastoral para padres na Arquidiocese de Praga
Desde 2012 que a Arquidiocese de Praga tem vindo a realizar cursos de psicologia pastoral para padres, cursos estes concebidos e dirigidos pelos Padres Carmelitas de Praga. A resposta a estes cursos tem sido muito positiva e a procura é elevada. A muitos padres não foi dada qualquer formação em psicologia durante a sua formação e eles vêem-se cada vez mais confrontados no seu trabalho pastoral com problemas que requerem compreensão psicológica e experiência, além da sua formação espiritual existente, de forma a poder ajudar adequadamente aqueles que vêm à procura do seu conselho.

Para além disso, também é vantajoso para os próprios padres poderem compreender-se melhor a si próprios e aos outros e, assim, serem mais capazes de lidar com os seus próprios problemas e emoções. Isto ajuda-os a evitar muitas das armadilhas que depressa os podem afectar, como exaustão e burnout, desilusão e frustração, que podem, de outra forma, deixar um padre incapaz de continuar a exercer o seu ministério ou de se comprometer plena e sinceramente ao serviço de Deus e dos seus semelhantes.

Trata-se igualmente de uma área muito relevante, dado o escândalo dos abusos sacerdotais e, em geral, uma maior consciência do problema de comportamentos inadequados e inaceitáveis e do perigo de abuso de autoridade, não só no que diz respeito aos menores, mas também a todas as pessoas vulneráveis que vêm à procura de aconselhamento e ajuda. Reconhecer os sinais de alerta precoce e ter uma maior consciência do impacto no próprio comportamento é, portanto, crucial neste contexto.

Normalmente, entre 10 e 12 padres e diáconos participam nestes cursos, que acontecem ao longo de 3 anos e meio. São quatro encontros por ano, cada um com a duração de 2 a 5 dias e que envolvem aspectos teóricos e práticos. São conduzidos por um psicólogo profissional e pelo Pe. Pavel Pola, um padre carmelita com experiência em psicologia pastoral.

Cada um dos participantes dá uma pequena contribuição para o custo do curso, mas como os padres na República Checa têm meios financeiros muito limitados, o valor do curso tem de ser mantido o mais baixo possível. Por isso, não é possível cobrir todos os custos envolvidos e, por conseguinte, a AIS propõe apoiar os cursos com uma contribuição de 4.000 € para o ano de 2021.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.