Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

REP. CHECA: Cursos de psicologia pastoral para padres na Arquidiocese de Praga

Apoiar Projecto
3 março 2021
REP. CHECA: Cursos de psicologia pastoral para padres na Arquidiocese de Praga
Desde 2012 que a Arquidiocese de Praga tem vindo a realizar cursos de psicologia pastoral para padres, cursos estes concebidos e dirigidos pelos Padres Carmelitas de Praga. A resposta a estes cursos tem sido muito positiva e a procura é elevada. A muitos padres não foi dada qualquer formação em psicologia durante a sua formação e eles vêem-se cada vez mais confrontados no seu trabalho pastoral com problemas que requerem compreensão psicológica e experiência, além da sua formação espiritual existente, de forma a poder ajudar adequadamente aqueles que vêm à procura do seu conselho.

Para além disso, também é vantajoso para os próprios padres poderem compreender-se melhor a si próprios e aos outros e, assim, serem mais capazes de lidar com os seus próprios problemas e emoções. Isto ajuda-os a evitar muitas das armadilhas que depressa os podem afectar, como exaustão e burnout, desilusão e frustração, que podem, de outra forma, deixar um padre incapaz de continuar a exercer o seu ministério ou de se comprometer plena e sinceramente ao serviço de Deus e dos seus semelhantes.

Trata-se igualmente de uma área muito relevante, dado o escândalo dos abusos sacerdotais e, em geral, uma maior consciência do problema de comportamentos inadequados e inaceitáveis e do perigo de abuso de autoridade, não só no que diz respeito aos menores, mas também a todas as pessoas vulneráveis que vêm à procura de aconselhamento e ajuda. Reconhecer os sinais de alerta precoce e ter uma maior consciência do impacto no próprio comportamento é, portanto, crucial neste contexto.

Normalmente, entre 10 e 12 padres e diáconos participam nestes cursos, que acontecem ao longo de 3 anos e meio. São quatro encontros por ano, cada um com a duração de 2 a 5 dias e que envolvem aspectos teóricos e práticos. São conduzidos por um psicólogo profissional e pelo Pe. Pavel Pola, um padre carmelita com experiência em psicologia pastoral.



Cada um dos participantes dá uma pequena contribuição para o custo do curso, mas como os padres na República Checa têm meios financeiros muito limitados, o valor do curso tem de ser mantido o mais baixo possível. Por isso, não é possível cobrir todos os custos envolvidos e, por conseguinte, a AIS propõe apoiar os cursos com uma contribuição de 4.000 € para o ano de 2021.


Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consignação Fiscal

Junte-se a esta causa

Doe 0,5% do seu IRS à Fundação AIS

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais