Projectos

REP. CENTRO-AFRICANA: Ajuda para a formação e cuidados médicos de 24 catequistas

Apoiar Projecto
21 fevereiro 2022
A República Centro-Africana permanece num estado permanente de agitação. Desde a independência, em 1960, o país tem testemunhado uma sucessão de golpes militares, agitação política e conflitos violentos. Em particular, o golpe mais recente em 2013, que conduziu a uma guerra civil, teve consequências graves e duradouras para o país, até aos dias de hoje. Desde então, as partes em conflito dividiram-se num número desconhecido de facções rebeldes armadas que ameaçam constantemente a segurança da maior parte da república.

Entre as áreas ainda afectadas pela violência em curso encontram-se algumas zonas da Diocese de Bouar, na região ocidental do país. Muitas aldeias foram abandonadas e a população fugiu. Noutros locais, os pais ainda têm medo de mandar os seus filhos à escola. Os ataques violentos continuam a ocorrer. Em Maio de 2021 um missionário italiano teve uma fuga quase milagrosa quando sobrevoou uma mina terrestre com o seu carro. O carro ficou totalmente destruído, e um passageiro no carro, um jovem colaborador leigo da pastoral, morreu.

Contudo, a cerca 7 km da cidade de Bouar, na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, a situação melhorou um pouco. O Pe. Marek Dziedziec, missionário polaco, está agora a olhar para o futuro. Ele quer formar novos catequistas leigos para a sua paróquia. E ao mesmo tempo quer ajudar os catequistas que não puderam frequentar uma escola de catequistas adequada durante o tempo do conflito armado, devido à precária situação de segurança - e que só puderam, portanto, submeter-se a uma formação rudimentar para o seu trabalho - para que possam recuperar o atraso e completar a sua formação de forma adequada. A sua paróquia tem 15 estações, e os catequistas, como em toda a África, desempenham um papel crucial no ensino e acompanhamento dos fiéis católicos nas aldeias - onde o próprio padre não pode estar presente com regularidade.

O Pe. Marek pede também a nossa ajuda para as necessidades médicas dos seus catequistas e das suas famílias. Aqui na República Centro-Africana, um dos países mais pobres e subdesenvolvidos do mundo, é principalmente a Igreja que cuida dos doentes. A malária, em particular, é uma ameaça constante e sempre presente, e muitas pessoas continuam a morrer sem tratamento. E há também muitas outras doenças infecciosas generalizadas. O Pe. Marek está muito preocupado com a saúde dos seus catequistas e das suas famílias e tenta ajudá-los o melhor que pode. Ele escreve: "A nossa ajuda salvou muitas vidas e permitiu-lhes viver e fazer o seu trabalho em paz e com boa saúde". Mas a medicação necessária custa dinheiro e, por isso, também pede a nossa ajuda para este fim.

Estamos muito interessados em ajudar para a formação dos seus 25 catequistas, e para as suas necessidades médicas e também para as das suas famílias.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.