Projectos

1 junho 2020
PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL JUNHO
HONDURAS: Formação missionária para 60 agentes da pastoral

Honduras é o segundo maior país da América Central. Entre os países do mundo que não estão em guerra, Honduras está atrás apenas do seu vizinho El Salvador em termos de número de assassinatos. A violência está constantemente presente em roubos, assassinatos e raptos. Guerras de gangues e cartéis de drogas semeiam insegurança no país. A desigualdade social e política é enorme e 70% da população vive abaixo do limiar da pobreza. Muitas pessoas estão a tentar deixar o país, especialmente os jovens.

Foi nessas circunstâncias que, em 1985, a Congregação das Irmãs Missionárias de Marilam foi fundada nas Honduras. Elas dedicam-se ao Anúncio da Palavra de Deus, assim como à promoção humana e especialmente à formação dos agentes pastorais, para que possam enriquecer os seus valores e liderança, e assim assumir compromissos que favoreçam o bem comum das suas próprias comunidades e povos.

As irmãs escreveram-nos, partilhando o trabalho que Deus lhes confia nas Honduras:

“Por isso apelamos ao vosso generoso apoio financeiro, para formar 60 agentes pastorais de várias dioceses das Honduras, proporcionando-lhes cursos e formação em missiologia, já que esta área de formação nas paróquias e dioceses ainda está pouco desenvolvida.”

Com a força do Espírito de Deus, estas religiosas querem continuar a assumir a sua missão com a convicção da Igreja latino-americana, que as exorta a não cair na armadilha do fechamento em si mesmas. Elas querem continuar a colocar todos os esforços para formar discípulos missionários sem fronteiras, prontos e dispostos a ir para a outra margem, aquela onde Cristo ainda não é conhecido e onde a Igreja ainda não está presente. Acompanhemos as irmãs com as nossas orações e generosidade.

A Fundação AIS visitou as irmãs em 2019 e observou que prestam um serviço missionário muito bonito nos lugares mais pobres das Honduras e, mais recentemente, também na Nicarágua. Como a congregação foi fundada no país, elas não têm muitos fundos e precisam de ajuda. As vocações estão em crescimento.

A Fundação AIS decidiu ajudar as Irmãs Missionárias de Marilam com 13.043 €. Com a nossa ajuda e oração o povo das Honduras irá conhecer Cristo e abrir o coração à sua Palavra.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.