Projectos

Apoiar Projecto
13 setembro 2021
PERU: Uma nova casa paroquial para a Paróquia de Massiapo
A residência paroquial da Paróquia de Corpus Christi em Massiapo está num estado terrível. O telhado de estanho ondulado vai-se enferrujando e a casa é simplesmente feita de madeira e parece um frágil barracão ou celeiro. É difícil acreditar que alguém possa realmente viver aí.

"O mau estado do edifício é especialmente problemático na estação chuvosa, e precisamos mesmo de construir uma nova casa paroquial o mais rapidamente possível para podermos providenciar aos fiéis desta paróquia, que é território de missão, os melhores cuidados possíveis", escreve Jorge Munos Darwit, o pároco, no seu pedido de ajuda.

A Paróquia de Massiapo situa-se a uma altitude superior a 3.000 metros, nos Andes, na floresta tropical enevoada de Puno. A vida já é extremamente difícil aí e a pandemia veio piorá-la ainda mais para os seus habitantes – e consequentemente também para o trabalho da Igreja. Muitos eventos e actividades planeadas tiveram de ser adiados ou mesmo cancelados, pois o Peru foi duramente atingido pelo coronavírus. O resultado foi não só doença e morte generalizadas, mas também o aumento da pobreza.

As pessoas necessitam de auxílio agora mais do que nunca. A nova paróquia proporcionaria alojamento para o próprio pároco, três catequistas e dois colaboradores que trabalham especialmente no apostolado juvenil. Deve poder também acomodar hóspedes ocasionais, por exemplo, quando o bispo vem administrar o Sacramento do Crisma ou simplesmente visitar a paróquia para ter uma ideia do trabalho que está a ser feito, e ouvir os cuidados e preocupações de quem lá trabalha.

O Pe. Darwit precisa da nossa ajuda e não podemos decepcioná-lo. Prometemos um apoio de 26.700 € para a nova residência paroquial. Pode ajudar-nos?

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.