Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

PERU: Um veículo para uma paróquia nos Andes

Apoiar Projecto
1 agosto 2022
PERU: Um veículo para uma paróquia nos Andes
A Diocese de Huancavelica é uma das mais pobres do Peru e está situada a uma altitude de cerca de 4.000 metros nas montanhas dos Andes. Tem 28 paróquias assistidas por 49 padres.  

A Paróquia de Acombamba abrange mais de 90 aldeias. Cerca de metade da população de pouco mais de 10.000 pessoas é católica. Vivem em comunidades bastante dispersas, e é difícil aos dois padres chegarem até eles a fim de lhes dar assistência. Praticamente todo o acesso é através de trilhos irregulares. As más condições meteorológicas e a elevada altitude dificulta o acesso. Durante a estação chuvosa, muitos dos trilhos são quase intransitáveis. Ravinas profundas, sulcos e pedras tornam muitas das viagens difíceis e perigosas, e também não há transportes públicos. O Pe. Guido Molina Letona e o seu padre assistente de facto têm um veículo, mas o mesmo já tem mais de 12 anos e está tão desgastado pelas difíceis condições que já não se pode utilizar. Como resultado, os dois padres têm de apanhar boleia em veículos de mercadorias locais ou, por vezes, até mesmo viajar a pé para visitar as comunidades.

Até agora, para muitas pessoas, a compreensão e a prática da fé deixam muito a desejar. Mas os dois padres conseguem, de alguma forma, visitar todas as aldeias uma vez por mês, celebrando a Santa Missa, administrando o Sacramento da Unção dos Doentes e preparando as pessoas para a recepção dos sacramentos. Esta pastoral de proximidade está agora a dar frutos, e cada vez mais católicos estão a voltar à prática da fé e aos sacramentos, de modo que, actualmente, na cidade, uma média de 200 fiéis assistem à Missa de Domingo, enquanto cerca de 150 pessoas recebem formação para receber o Baptismo, a Primeira Comunhão e a Confirmação.


Com um veículo todo-o-terreno robusto seria muito mais fácil dar assistência aos fiéis católicos. Se os padres não perdessem tanto tempo e energia na estrada, teriam mais tempo para o seu ministério pastoral. Ficamos felizes por poder prometer 22.870 € para um veículo adequado.



Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais