Projectos

Apoiar Projecto
1 agosto 2022
PERU: Um veículo para uma paróquia nos Andes
A Diocese de Huancavelica é uma das mais pobres do Peru e está situada a uma altitude de cerca de 4.000 metros nas montanhas dos Andes. Tem 28 paróquias assistidas por 49 padres.

A Paróquia de Acombamba abrange mais de 90 aldeias. Cerca de metade da população de pouco mais de 10.000 pessoas é católica. Vivem em comunidades bastante dispersas, e é difícil aos dois padres chegarem até eles a fim de lhes dar assistência. Praticamente todo o acesso é através de trilhos irregulares. As más condições meteorológicas e a elevada altitude dificulta o acesso. Durante a estação chuvosa, muitos dos trilhos são quase intransitáveis. Ravinas profundas, sulcos e pedras tornam muitas das viagens difíceis e perigosas, e também não há transportes públicos. O Pe. Guido Molina Letona e o seu padre assistente de facto têm um veículo, mas o mesmo já tem mais de 12 anos e está tão desgastado pelas difíceis condições que já não se pode utilizar. Como resultado, os dois padres têm de apanhar boleia em veículos de mercadorias locais ou, por vezes, até mesmo viajar a pé para visitar as comunidades.

Até agora, para muitas pessoas, a compreensão e a prática da fé deixam muito a desejar. Mas os dois padres conseguem, de alguma forma, visitar todas as aldeias uma vez por mês, celebrando a Santa Missa, administrando o Sacramento da Unção dos Doentes e preparando as pessoas para a recepção dos sacramentos. Esta pastoral de proximidade está agora a dar frutos, e cada vez mais católicos estão a voltar à prática da fé e aos sacramentos, de modo que, actualmente, na cidade, uma média de 200 fiéis assistem à Missa de Domingo, enquanto cerca de 150 pessoas recebem formação para receber o Baptismo, a Primeira Comunhão e a Confirmação.

Com um veículo todo-o-terreno robusto seria muito mais fácil dar assistência aos fiéis católicos. Se os padres não perdessem tanto tempo e energia na estrada, teriam mais tempo para o seu ministério pastoral. Ficamos felizes por poder prometer 22.870 € para um veículo adequado.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.