Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

LÍBANO: Cabazes alimentares para 500 famílias carenciadas na Diocese de Baalbek

Apoiar Projecto
7 junho 2022
LÍBANO: Cabazes alimentares para 500 famílias carenciadas na Diocese de Baalbek
O Líbano, conhecido há séculos como a "Suíça do Oriente", atravessa um colapso económico sem paralelo, com a inflação recorde do ano passado quase rivalizando com a de países como a Venezuela e o Zimbabué. A moeda perdeu 90% do seu valor, o combustível para os veículos é incomportável para a maioria das pessoas e o fornecimento de electricidade do Estado praticamente entrou em colapso, deixando as pessoas com apenas duas horas de electricidade por dia. O desemprego dos jovens situa-se nos 60% e muitas famílias mal se conseguem alimentar. Mais de três quartos da população vive agora na pobreza. O resultado é que o futuro da população cristã está muito ameaçado, como em todo o Médio Oriente, uma população que aí vive desde o tempo de Jesus Cristo.
A Diocese Maronita de Baalbek é uma das mais pobres do país. Aí, os Cristãos são uma minoria. Mesmo antes da crise económica, as pessoas eram pobres, com um rendimento médio mensal de apenas 450 dólares. Mas a situação piorou ainda mais desde então e o salário mínimo equivale agora a cerca de 20 dólares por mês. Para as famílias comuns, a renda, a electricidade, a alimentação e os medicamentos são um pesado fardo financeiro, e muitas vezes têm de escolher o que é essencial, por exemplo, reduzindo a alimentação para pagar a renda ou os medicamentos.

A Fundação AIS irá apoiar 500 famílias na Diocese Maronita de Baalbek com cabazes alimentares
Jovens voluntários da Diocese de Baalbek ajudam a preparar os cabazes alimentares para entregar às famílias

A diocese está a tentar ajudar as famílias mais pobres das paróquias, providenciando cabazes alimentares para as apoiar a superar o pior da sua situação. Daí o apelo da diocese à Fundação AIS: "Unamos forças, para que ninguém tenha de ir para a cama com fome, e para que, na medida do possível, estas pessoas também possam passar por esta crise em segurança e recuperar a sua confiança na humanidade." A nossa ajuda será também um contributo para a sobrevivência das comunidades cristãs no Líbano, onde os Cristãos vivem desde os tempos bíblicos, mas onde cada vez mais pessoas abandonam a sua pátria, porque não vislumbram aí futuro para si e para as suas famílias.

Propomos ajudar a Diocese de Baalbek a alimentar as 500 famílias mais pobres, por exemplo, aquelas com muitas crianças ou com familiares idosos e doentes, providenciando cabazes de bens essenciais. Trata-se de famílias com pelo menos cinco membros, e estamos a enviar um total de 65.000 €. 

Pode ajudar?



Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais