Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

LÍBANO: Ajuda para a formação de 11 seminaristas melquitas greco-católicos em Harissa

Apoiar Projecto
18 outubro 2022
LÍBANO: Ajuda para a formação de 11 seminaristas melquitas greco-católicos em Harissa
Nos últimos três anos, o Líbano sofreu um colapso económico sem igual que não só mergulhou vastas camadas da população na pobreza, como também impôs um enorme peso à Igreja na formação dos seus padres. Acima de tudo, o aumento dos custos energéticos e alimentares está a tornar difícil para os seminários cobrir as despesas de manutenção dos seus seminaristas.

Como resultado, foi decidido juntar a formação dos jovens seminaristas da Sociedade Missionária de São Paulo com os seminaristas do seminário patriarcal da Igreja Católica Melquita, uma das Igrejas Católicas de rito oriental da região. Actualmente 11 jovens estão a seguir a sua formação em Harissa.

Estes seminaristas não só têm de crescer, humana, espiritual e intelectualmente, a fim de se prepararem para a sua vocação sacerdotal, como também têm de acumular experiência pastoral prática. Assim, viajam normalmente para algumas das aldeias libanesas mais pobres, ajudando a organizar seminários profissionais de 3 a 4 dias, sobretudo para jovens. E, nas férias de Verão, organizam também eventos de uma semana para jovens no Líbano, e também na Síria. Por exemplo, no Verão passado, organizaram vários encontros de jovens nas aldeias da região Hauran, no sudoeste da Síria, nos quais participaram um total de 700 jovens.

Queremos apoiar o seminário no próximo ano lectivo, para que estes jovens possam continuar a sua formação com êxito. Por isso, propomos uma contribuição de 23.700 € para ajudar a atingir os objectivos. Parte desta ajuda será também investida na instalação de um sistema de energia solar que deverá ajudar a reduzir significativamente os seus custos energéticos e, ao mesmo tempo, salvaguardar o fornecimento de electricidade. Tendo em conta os problemas políticos do país, a rede nacional de energia só pode fornecer um máximo de duas horas de electricidade por dia. Como resultado, quando escurece os seminaristas têm de recorrer a um gerador dispendioso ou então estudar à luz de velas.




Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais