Projectos

LÍBANO: Ajuda para a formação de 11 seminaristas melquitas greco-católicos em Harissa

Apoiar Projecto
18 outubro 2022
Nos últimos três anos, o Líbano sofreu um colapso económico sem igual que não só mergulhou vastas camadas da população na pobreza, como também impôs um enorme peso à Igreja na formação dos seus padres. Acima de tudo, o aumento dos custos energéticos e alimentares está a tornar difícil para os seminários cobrir as despesas de manutenção dos seus seminaristas.

Como resultado, foi decidido juntar a formação dos jovens seminaristas da Sociedade Missionária de São Paulo com os seminaristas do seminário patriarcal da Igreja Católica Melquita, uma das Igrejas Católicas de rito oriental da região. Actualmente 11 jovens estão a seguir a sua formação em Harissa.

Estes seminaristas não só têm de crescer, humana, espiritual e intelectualmente, a fim de se prepararem para a sua vocação sacerdotal, como também têm de acumular experiência pastoral prática. Assim, viajam normalmente para algumas das aldeias libanesas mais pobres, ajudando a organizar seminários profissionais de 3 a 4 dias, sobretudo para jovens. E, nas férias de Verão, organizam também eventos de uma semana para jovens no Líbano, e também na Síria. Por exemplo, no Verão passado, organizaram vários encontros de jovens nas aldeias da região Hauran, no sudoeste da Síria, nos quais participaram um total de 700 jovens.

Queremos apoiar o seminário no próximo ano lectivo, para que estes jovens possam continuar a sua formação com êxito. Por isso, propomos uma contribuição de 23.700 € para ajudar a atingir os objectivos. Parte desta ajuda será também investida na instalação de um sistema de energia solar que deverá ajudar a reduzir significativamente os seus custos energéticos e, ao mesmo tempo, salvaguardar o fornecimento de electricidade. Tendo em conta os problemas políticos do país, a rede nacional de energia só pode fornecer um máximo de duas horas de electricidade por dia. Como resultado, quando escurece os seminaristas têm de recorrer a um gerador dispendioso ou então estudar à luz de velas.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.