Projectos

KOSOVO: Equipamento técnico para permitir transmissões ao vivo a partir da catedral católica em Pristina

Apoiar Projecto
22 junho 2020
A novíssima catedral católica de Pristina é a primeira catedral do mundo a ser dedicada a Santa Teresa de Calcutá. Foi formalmente consagrada a 5 de Setembro de 2017, o 20º aniversário da sua morte. Escusado será dizer que foi uma ocasião de grande alegria para o povo, com a presença de milhares de kosovares, não só católicos, mas também cristãos ortodoxos e muçulmanos, porque a Madre Teresa se tornou um ícone da caridade, não só para os Católicos mas para pessoas de todas as crenças. A Fundação AIS ajuda com os custos de construção desta catedral que é hoje, por assim dizer, o coração da vida católica na Diocese de Prizren e Pristina. Embora existam apenas cerca de 58.000 católicos no Kosovo, que tem uma população total de 1,8 milhões, muitos desempenham, no entanto, um papel activo na vida da Igreja.

No entanto, o Kosovo também não foi poupado dos efeitos da pandemia por coronavírus e também aí as taxas de infecção continuam a subir. O Bispo Dode Gjergij nunca poderia ter imaginado uma situação em que as pessoas fossem obrigadas a ficar em casa e não fosse permitida a celebração pública da Santa Missa, situação esta que lhe causa grande tristeza.

Mas, tal como noutros lugares, pelo menos pode manter-se em contacto com os fiéis católicos através dos meios de comunicação. Todos os dias a Santa Missa é transmitida em directo da catedral, juntamente com um tempo de oração. Mas, por enquanto, o equipamento técnico ainda é inadequado. Usando apenas um iPod, a qualidade de transmissão é muito fraca, e o uso do Facebook está disponível apenas para um número limitado de pessoas. Agora a diocese criou um canal via YouTube e quer melhorar a qualidade da transmissão. Isto envolve melhores câmaras e pelo menos um mínimo de equipamento técnico. Além disso, isso será útil não só durante a crise do coronavírus, mas também no futuro, permitindo não só as celebrações religiosas, mas também a catequese àqueles que se preparam para o baptismo, como também outras actividades.

A Fundação AIS está a apoiar com 8.000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.