Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

KOSOVO: Equipamento técnico para permitir transmissões ao vivo a partir da catedral católica em Pristina

Apoiar Projecto
22 junho 2020
KOSOVO: Equipamento técnico para permitir transmissões ao vivo a partir da catedral católica em Pristina
A novíssima catedral católica de Pristina é a primeira catedral do mundo a ser dedicada a Santa Teresa de Calcutá. Foi formalmente consagrada a 5 de Setembro de 2017, o 20º aniversário da sua morte. Escusado será dizer que foi uma ocasião de grande alegria para o povo, com a presença de milhares de kosovares, não só católicos, mas também cristãos ortodoxos e muçulmanos, porque a Madre Teresa se tornou um ícone da caridade, não só para os Católicos mas para pessoas de todas as crenças. A Fundação AIS ajuda com os custos de construção desta catedral que é hoje, por assim dizer, o coração da vida católica na Diocese de Prizren e Pristina. Embora existam apenas cerca de 58.000 católicos no Kosovo, que tem uma população total de 1,8 milhões, muitos desempenham, no entanto, um papel activo na vida da Igreja.

No entanto, o Kosovo também não foi poupado dos efeitos da pandemia por coronavírus e também aí as taxas de infecção continuam a subir. O Bispo Dode Gjergij nunca poderia ter imaginado uma situação em que as pessoas fossem obrigadas a ficar em casa e não fosse permitida a celebração pública da Santa Missa, situação esta que lhe causa grande tristeza.



Mas, tal como noutros lugares, pelo menos pode manter-se em contacto com os fiéis católicos através dos meios de comunicação. Todos os dias a Santa Missa é transmitida em directo da catedral, juntamente com um tempo de oração. Mas, por enquanto, o equipamento técnico ainda é inadequado. Usando apenas um iPod, a qualidade de transmissão é muito fraca, e o uso do Facebook está disponível apenas para um número limitado de pessoas. Agora a diocese criou um canal via YouTube e quer melhorar a qualidade da transmissão. Isto envolve melhores câmaras e pelo menos um mínimo de equipamento técnico. Além disso, isso será útil não só durante a crise do coronavírus, mas também no futuro, permitindo não só as celebrações religiosas, mas também a catequese àqueles que se preparam para o baptismo, como também outras actividades.



A Fundação AIS está a apoiar com 8.000 €.


  Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consignação Fiscal

Junte-se a esta causa

Doe 0,5% do seu IRS à Fundação AIS

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais