Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

INDIA: 30.000 Bíblias em Khasi

Apoiar Projecto
14 dezembro 2022
INDIA: 30.000 Bíblias em Khasi
INDIA: 30.000 Bíblias em Khasi

O Nordeste da Índia está ligado ao resto do país por um estreito corredor de terra e, assim, a região encontra-se isolada e empobrecida e é uma das regiões mais subdesenvolvidas da Índia. A grande maioria da população vive espalhada em pequenas comunidades rurais e pertence às minorias étnicas mais desfavorecidas ou povos tribais.

Hoje há 15 dioceses católicas nesta região. Historicamente, a Igreja não tinha autorização para trabalhar aí, o que só aconteceu há cerca de 125 anos, e ainda hoje, em muitas regiões, só está presente há algumas décadas. Apesar disso, revelou que tem a capacidade de unir povos dos vários grupos étnicos, tradições e culturas aqui representados. Porque a Igreja não pertence a nenhum dos grupos étnicos, mas é a Igreja de todos os povos.

Muitos dos fiéis católicos pertencem ao grupo étnico Khasi e vivem na região montanhosa remota que é atravessada por vastos vales e densas florestas. Originalmente, os Khasi são uma tribo animista que acreditava em espíritos e praticava a adoração dos antepassados mas, desde a chegada dos missionários católicos, muitos converteram-se à Boa Nova do Evangelho e tornaram-se fiéis entusiastas de Jesus Cristo. Têm uma vontade enorme de aprender mais e aprofundar a sua fé, e especialmente conhecer e amar melhor a Palavra de Deus.

Já há alguns anos, e graças ao vosso apoio, a Fundação AIS conseguiu imprimir e distribuir Bíblias no idioma Khasi a muitas paróquias, mas a procura continua a ser enorme e para já as impressões da Bíblia estão completamente esgotadas. Há um grande empenho no apostolado da Bíblia e muitas das famílias que já possuem uma gostam de estudar e rezar juntas. Muitas vezes, várias famílias juntam-se em grupos para estudar as Escrituras. E, para além disso, a Igreja local organiza seminários sobre a Bíblia a nível paroquial e diocesano. A instrução catequética é, da mesma forma, focada na Palavra de Deus.

Mas há ainda muitos fiéis que desejam possuir uma Bíblia. E a Igreja nesta região remota e subdesenvolvida é pobre como a população e foi muito atingida pela pandemia. Então recorreram a nós, pedindo ajuda para a despesa de impressão e distribuição de 30.000 cópias da Bíblia neste idioma, um custo total de 58.770 €. Algumas destas Bíblias serão também distribuídas entre o povo desta etnia Khasi que vivem junto à fronteira no vizinho Bangladeche.

O Arcebispo Victor Lyngsdon, da Diocese de Shillong, que também nos pediu ajuda em nome de outras dioceses da mesma região, escreveu: “Seja como for, o vosso apoio será uma ajuda imensa nos nossos esforços para que a Bíblia se torne mais popular entre o povo Khasi. Que Deus vos abençoe a todos!”

Vamos ajudá-los?



Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais