Projectos

Apoiar Projecto
28 fevereiro 2022
ETIÓPIA: Uma capela de aldeia no vicariato apostólico de Soddo
O vicariato apostólico de Soddo situa-se no sul da Etiópia a cerca de 385 km a sul da capital Adis Abeba. O território do vicariato tem uma área de cerca de 47.000 km² e actualmente quase 192 mil católicos. São 34 paróquias, com numerosas capelas periféricas, e são cada vez mais. Mas a maioria destas paróquias ainda são muito jovens e muitas carecem praticamente de todas as habituais estruturas paroquiais. Os fiéis estão prontos e entusiasmados, e muitas vezes constroem as suas próprias pequenas capelas com telhado de madeira – à maneira dos típicos "tukuls" locais – com as suas próprias mãos. Escusado será dizer que estas não duram muito tempo e rapidamente se tornam demasiado pequenas para as comunidades em crescimento.

Um exemplo típico é a Paróquia de São Francisco, em Kanafa. Tem um total de 21 capelas periféricas, organizadas em cinco áreas pastorais. Apenas uma das áreas tem uma capela permanente, construída com materiais duráveis, como blocos de betão. Recebemos agora um pedido do pároco, o Padre Capuchinho (Abba) Abraham Waza, para ajudar a construir uma capela sólida noutra destas missões periféricas, Dakaya. A vila fica a cerca de 15 km da paróquia central e só se pode lá chegar através de trilhos difíceis e montanhosos. Consequentemente, é impossível aos 500 fiéis católicos de Dakaya chegar à paróquia para a Missa de Domingo, e a sua própria capela do Arcanjo Gabriel está cada vez mais degradada e é demasiada pequena. A maioria dos fiéis tem de ficar fora durante a Santa Missa, ao sol abrasador. "O meu receio é que cada vez mais paroquianos nos troquem pelas seitas", diz o Pe. Abba Abraham com tristeza.

Uma vez construída a nova igreja, pretende-se que Dakaya se torne uma paróquia independente por direito próprio. Mas "devido à pobreza, aos métodos agrícolas obsoleto e ao lento progresso da civilização, à pobreza constante e à fome na região, os parquianos não estão em condições de financiar totalmente o projecto – embora estejam prontas e dispostas a fornecer madeira, palha, água e o seu próprio trabalho manual para ver terminada a nova capela ", assegura-nos o Pe. Abba Abraham.

Teremos todo o gosto em ajudar com os 14.900 € necessários para garantir que a nova capela possa ser concluída. Quer ajudar-nos?

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.