Projectos

25 novembro 2020
ETIÓPIA: Apoio ao trabalho pastoral das Irmãs Missionárias Combonianas
Apoio ao trabalho pastoral das Irmãs Missionárias Combonianas

A região de Benishangul-Gumuz situa-se no noroeste da Etiópia, na fronteira com o Sudão. Esta é uma região pobre e subdesenvolvida, o lar dos grupos étnicos Gumuz e Agaw. Aqui, a maioria das pessoas ainda segue as religiões tradicionais pagãs africanas e as suas vidas são ofuscadas por todo o tipo de superstições. Por exemplo, o povo Gumuz acredita que o sangue de uma mulher em trabalho de parto trará uma maldição sobre eles. E assim todas as mulheres grávidas – incluindo muitas raparigas ainda completamente inexperientes – devem deixar a sua aldeia e ir para um local isolado para trazer o seu filho ao mundo sozinhas e sem ajuda. Consequentemente, muitas acabam por morrer.

Há apenas 18 anos os primeiros membros da tribo Gumuz receberam o baptismo. Mas desde então o interesse pela fé católica tem sido contínuo e crescente, e ano após ano há cada vez mais baptismos, incluindo mesmo em algumas das aldeias mais remotas. Em particular, as crianças e os jovens estão a mostrar interesse pela fé católica. Os adultos – e em particular os homens – são mais difíceis de alcançar, sobretudo porque a poligamia é amplamente praticada entre eles e, consequentemente, um homem que aceita o baptismo já não pode viver com várias esposas. Muitas mulheres também abraçam a fé católica. Para eles, o Evangelho é uma fonte de libertação. No entanto, em geral, o povo está apenas no início do seu caminho de fé cristã e ainda precisa de acompanhamento e apoio pastoral intensivo.

Esta é uma região onde as Irmãs Missionárias Combonianas estão a trabalhar. Entre outros, estão a preparar os catecúmenos para o baptismo e vários casais noivos para o casamento católico. A sua capela é um ponto de encontro para uma série de diferentes encontros que visam fortalecer e aprofundar a fé do povo. Mas para isso as irmãs precisam urgentemente de mais materiais para a catequese e para a formação dos catequistas. Ao mesmo tempo, têm de pagar os trabalhos de manutenção do carro que usam para viajar para as aldeias, e também para o trabalho de completar uma capela numa destas aldeias, para que os fiéis tenham um lugar para se reunirem e rezarem quando chegar a estação das monções.

A AIS propõe-se ajudar as irmãs no seu trabalho pastoral com uma contribuição de 6.500 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.