Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

ETIÓPIA: Apoio ao apostolado juvenil numa região remota no sul do país

Apoiar Projecto
4 janeiro 2021
ETIÓPIA: Apoio ao apostolado juvenil numa região remota no sul do país
ETIÓPIA: Apoio ao apostolado juvenil numa região remota no sul do país

Há oito anos que o Padre nigeriano Kenneth Iwuna trabalha como missionário numa região remota e subdesenvolvida no sul da Etiópia. Esta é uma região habitada pelo povo Borana, um grupo étnico tradicionalmente nómada. Hoje em dia, muitas das famílias estão a estabelecer-se, mas outras continuam a tradição nómada, atravessando a terra com as suas manadas.

O Cristianismo é novo para muitas pessoas aí, mas um número crescente está alegremente a abraçar a Boa Nova de Cristo. Das cerca de 9.000 pessoas que vivem dentro da zona da Paróquia da Santa Cruz, sediada na cidade de Dhadim e sob os cuidados do Pe. Kenneth, cerca de 5.000 já abraçaram a fé católica, e o número está a crescer. Muitas pessoas procuram agora o baptismo.

Os jovens da freguesia estão particularmente entusiasmados, com cerca de 250 jovens activamente envolvidos na vida paroquial. O Pe. Kenneth organizou um programa espiritual completo para eles, com dias de retiro, cursos bíblicos, canto coral e outras actividades. Além disso, cerca de 100 destes jovens participam num programa pastoral anual de três dias numa diocese vizinha. O Pe. Kenneth conta: "A maioria nunca esteve em lado nenhum, excepto na sua própria aldeia, de modo que para eles é uma experiência importante reunir-se com jovens de outros grupos étnicos e partilhar as suas ideias e experiências. Estes jovens estão a crescer na sua fé e a ganhar uma nova experiência da Igreja. Estes dias são uma vantagem não só para si mesmos, mas também para toda a comunidade. Pois, quando os jovens voltam, relatam as suas experiências na Igreja. E até os mais velhos estão muito interessados em ouvi-los." Desta forma, os jovens também ajudam a evangelizar as gerações mais velhas.

Outra iniciativa organizada pelo Pe. Kenneth é um programa catequético para casais baptizados, mas ainda não casados na Igreja e cujas uniões precisam de ser regularizadas antes de eles poderem receber a Sagrada Comunhão. Mas muitos não podem pagar um anel de ouro ou a roupa festiva e a festa de casamento que se espera. Assim, a paróquia organiza cerimónias de casamento conjuntas para vários casais de cada vez e ajuda a fornecer tudo o que eles precisam. "É um enorme alívio para estes casais, finalmente casarem-se aos olhos da Igreja e poderem receber a Sagrada Comunhão", relata o Pe. Kenneth.



A AIS está a ajudar a freguesia com todas estas actividades, tanto para os jovens como para os casais. Para que possam continuar também no próximo ano de 2021, estamos novamente a propor o envio de uma contribuição de 5.000 €.



Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consignação Fiscal

Junte-se a esta causa

Doe 0,5% do seu IRS à Fundação AIS

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais