Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

BULGÁRIA: Apoio à vida e apostolado de oito Irmãs Carmelitas

Apoiar Projecto
15 dezembro 2022
BULGÁRIA: Apoio à vida e apostolado de oito Irmãs Carmelitas
BULGÁRIA: Apoio à vida e apostolado de oito Irmãs Carmelitas

As Irmãs contemplativas dedicam a sua vida à Oração e apresentam a Deus as necessidades de todo o mundo. Mas, apesar da sua vida modesta, não é fácil para elas sustentar-se, dada a sua vida contemplativa no interior do mosteiro. A AIS vai ajudando à subsistência das Irmãs contemplativas por todo o mundo, incluindo as Irmãs Carmelitas Descalças em Sofia, a capital da Bulgária.

Durante a era comunista, a Igreja era oprimida, as suas propriedades confiscadas, os seus padres e fiéis leigos sujeitos a forte perseguição. A Igreja só pôde manter os edifícios das Igrejas propriamente ditas e uma área de 2 metros à sua volta. Para estas Irmãs Carmelitas, a única opção foi viver durante 40 anos juntamente com as Irmãs da Sagrada Eucaristia no Coro da Igreja do seu convento. Algumas Irmãs foram presas e interrogadas. Mas os comunistas não conseguiram quebrar a sua vocação nem a sua fé. Depois do colapso do comunismo, o velho convento das Carmelitas em Sofia foi restaurado e reconstruído, graças ao apoio da AIS e dos seus benfeitores. Hoje, o convento tornou-se um centro espiritual onde muitos fiéis católicos vêm participar na Santa Missa e no Ofício Divino. Há ainda muita procura para dias de retiro e exercícios espirituais.

Há hoje oito irmãs a viver no Carmelo de Sofia. São da Bulgária, da Eslováquia e da Croácia, e seguem o estilo de vida contemplativa tradicional de Santa Teresa de Ávida e São João da Cruz. A maior parte do seu dia é dedicado à Oração, incluindo o Ofício Divino e a contemplação silenciosa. Ao mesmo tempo, e para participarem na sua subsistência, as irmãs produzem objectos de artesanato e pintam ícones, uma actividade que está de acordo com a sua vida contemplativa. Têm ainda quartos de hóspedes para os retiros, o que é mais uma ajuda. Mas, acima de tudo, nestes tempos de dificuldades económicas, isto está longe de cobrir as despesas da vida modesta desta comunidade. Os custos com o aquecimento e a assistência médica representam o maior peso financeiro.



Assim, este ano, iremos ajudar mais uma vez as Irmãs Carmelitas com uma contribuição de 4000 €. Querem ajudar-nos?

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.




Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais