Projectos

Apoiar Projecto
18 outubro 2022
BRASIL: Estipêndios de Missa para 39 sacerdotes na região amazónica
A Diocese de Roraima situa-se no coração da região amazónica, no extremo norte do Brasil, e abrange uma vasta área de cerca de 225.000 km². No entanto, simultaneamente, é muito pouco habitada, com uma estimativa de pouco mais de 600 mil habitantes no total, dos quais mais de metade são católicos.

A região é habitada por 14 tribos indígenas diferentes. A maioria das comunidades encontra-se nas margens do rio e só são acessíveis através da água. Os sacerdotes aqui enfrentam enormes desafios, envolvendo longas e muitas vezes perigosas jornadas fluviais para chegar aos fiéis. Esta é uma região onde as condições para o trabalho pastoral são particularmente difíceis.

Mas também nas cidades, a situação está longe de ser fácil, porque muitas pessoas vêm destas zonas rurais para os bairros de lata empobrecidos nos subúrbios das cidades. Desenraizadas das suas comunidades tradicionais, correm o grave risco de se tornarem vítimas das seitas ou de resvalar para o alcoolismo, dependência e crime. Mais uma vez aqui, a Igreja é um apoio vital para estas pessoas.

A Diocese de Roraima tem apenas alguns padres para esta área tão vasta. Oito sacerdotes diocesanos e 31 sacerdotes das ordens religiosas, sobretudo missionários de outras partes do Brasil e de Itália, têm a tarefa de proclamar o Evangelho, administrar os sacramentos e apoiar o povo aqui nas suas necessidades espirituais e materiais.

O próprio povo é, na sua maioria, extremamente pobre e, como consequência, estes sacerdotes dependem de estipêndios de Missa para a sua própria subsistência e para as muitas necessidades das suas paróquias. É por isso que o administrador apostólico da Diocese apelou à Fundação AIS para obter ajuda. Propomos o envio dos seus estipêndios de Missa num valor total de 25.000 € para estes 39 padres que trabalham na sua diocese. Eles terão muita alegria em celebrar estas Santas Missas pelas intenções dos benfeitores.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.