Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Projectos

BRASIL: Ajuda para a formação sacerdotal de 54 jovens da Comunidade Católica Shalom

Apoiar Projecto
30 novembro 2020
BRASIL: Ajuda para a formação sacerdotal de 54 jovens da Comunidade Católica Shalom
BRASIL: Ajuda para a formação sacerdotal de 54 jovens da Comunidade Católica Shalom

Hoje, mais de 3.000 pessoas em mais de 20 países do mundo pertencem à Comunidade Católica Shalom, fundada no Brasil, em 1982. Os seus membros incluem casais, jovens e adultos que procuram a sua vocação, e padres, reunidos numa comunidade de vida partilhada. Uma característica particular do seu carisma é a evangelização dos jovens e a divulgação a grupos socialmente marginalizados. A sua vida em comunidade centra-se no sacrifício diário da Santa Missa, oração pessoal, contemplação, Sagrada Escritura e um compromisso radical com Cristo.

Um aspecto maravilhoso da comunidade é o elevado número de vocações sacerdotais que está a originar. Na cidade de Fortaleza, no nordeste brasileiro, onde foi fundada, há 54 jovens da comunidade que estão actualmente em formação para o sacerdócio.

O Pe. Vitor Bomfin Santos é um desses homens que já passou pela formação. Foi ordenado ao sacerdócio em Dezembro de 2019 – pouco antes do surto da pandemia do coronavírus. No entanto, este momento difícil, que tem visto "tanto sofrimento e tantos desafios", tem sido ao mesmo tempo para ele "um momento em que Deus está a conceder tantas graças". De facto, foi durante este tempo que descobriu a sua vocação particular, que consiste em dedicar-se ao serviço dos pobres e dos sem-abrigo. Ele explica: "Sempre tive um grande amor pelos pobres, e poder servi-los directamente agora, como padre, é uma grande alegria para mim. Para mim, poder conhecê-los nas praças, ouvir as suas histórias, poder ouvir a confissão de pessoas que não o fazem há anos, e até mesmo baptizar um filho de dois pais sem-abrigo, tem sido uma graça e agradeço a Deus por me ter revelado isso como a missão particular dentro do meu sacerdócio durante este tempo." Cada uma destas pobres pessoas não é apenas um "caso", mas uma experiência que lhe permite ouvir o chamamento de Deus.

Os 54 seminaristas de Fortaleza preparam-se igualmente para a ordenação, um dia, ao sacerdócio, e para a oportunidade de servir a Deus e aos seus semelhantes de uma forma ainda mais profunda e intensa. Rai Rannier tem 25 anos e explica: "Eu estava à procura de uma vida de conversão total para Deus e a Sua Igreja." Para ele, o encontro pessoal com Cristo é o aspecto mais importante, e ele e os seus colegas seminaristas estão a partilhar as suas próprias experiências pessoais nesta viagem com Cristo com outros jovens que também estão a tentar discernir a sua vocação e a descobrir como viver uma vida seguindo Cristo.



A AIS propõe-se ajudar com uma contribuição de 18.600 € para a formação destes jovens seminaristas em Fortaleza, para que possam continuar o seu caminho para o sacerdócio.



Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consignação Fiscal

Junte-se a esta causa

Doe 0,5% do seu IRS à Fundação AIS

Histórias de Sucesso



O vosso amor ...

Migalhas dadas com muito amor

"Agradecimento ao Senhor pelo amor que nos tem, pela fé e pela comunhão que existe entre os homens que sentem e vivem o sofrimento dos outros. As notícias que a Fundação AIS nos dá todos os meses, fazem-nos estremecer. O filme que nos é apresentado inquieta-nos, ajuda-nos a descobrir Jesus Cristo no outro, e como ele sofre, não tem pão, está doente, marginalizado, comercializado, transacionado como se fosse um objeto. O grupo dos amigos da AIS de Ribeira dos Frades envia mais um cheque que vai junto com as nossas orações, são migalhas dadas com muito amor. Pedimos ao Senhor da Messe que vos ilumine, que envie o seu Espírito sobre a AIS, seus dirigentes e benfeitores, e a todos os homens de boa vontade."

Um grupo de benfeitores de Portugal
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais