Projectos

BRASIL: Ajuda para a formação sacerdotal de 54 jovens da Comunidade Católica Shalom

Apoiar Projecto
30 novembro 2020

Hoje, mais de 3.000 pessoas em mais de 20 países do mundo pertencem à Comunidade Católica Shalom, fundada no Brasil, em 1982. Os seus membros incluem casais, jovens e adultos que procuram a sua vocação, e padres, reunidos numa comunidade de vida partilhada. Uma característica particular do seu carisma é a evangelização dos jovens e a divulgação a grupos socialmente marginalizados. A sua vida em comunidade centra-se no sacrifício diário da Santa Missa, oração pessoal, contemplação, Sagrada Escritura e um compromisso radical com Cristo.

Um aspecto maravilhoso da comunidade é o elevado número de vocações sacerdotais que está a originar. Na cidade de Fortaleza, no nordeste brasileiro, onde foi fundada, há 54 jovens da comunidade que estão actualmente em formação para o sacerdócio.

O Pe. Vitor Bomfin Santos é um desses homens que já passou pela formação. Foi ordenado ao sacerdócio em Dezembro de 2019 – pouco antes do surto da pandemia do coronavírus. No entanto, este momento difícil, que tem visto "tanto sofrimento e tantos desafios", tem sido ao mesmo tempo para ele "um momento em que Deus está a conceder tantas graças". De facto, foi durante este tempo que descobriu a sua vocação particular, que consiste em dedicar-se ao serviço dos pobres e dos sem-abrigo. Ele explica: "Sempre tive um grande amor pelos pobres, e poder servi-los directamente agora, como padre, é uma grande alegria para mim. Para mim, poder conhecê-los nas praças, ouvir as suas histórias, poder ouvir a confissão de pessoas que não o fazem há anos, e até mesmo baptizar um filho de dois pais sem-abrigo, tem sido uma graça e agradeço a Deus por me ter revelado isso como a missão particular dentro do meu sacerdócio durante este tempo." Cada uma destas pobres pessoas não é apenas um "caso", mas uma experiência que lhe permite ouvir o chamamento de Deus.

Os 54 seminaristas de Fortaleza preparam-se igualmente para a ordenação, um dia, ao sacerdócio, e para a oportunidade de servir a Deus e aos seus semelhantes de uma forma ainda mais profunda e intensa. Rai Rannier tem 25 anos e explica: "Eu estava à procura de uma vida de conversão total para Deus e a Sua Igreja." Para ele, o encontro pessoal com Cristo é o aspecto mais importante, e ele e os seus colegas seminaristas estão a partilhar as suas próprias experiências pessoais nesta viagem com Cristo com outros jovens que também estão a tentar discernir a sua vocação e a descobrir como viver uma vida seguindo Cristo.

A AIS propõe-se ajudar com uma contribuição de 18.600 € para a formação destes jovens seminaristas em Fortaleza, para que possam continuar o seu caminho para o sacerdócio.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.