Projectos

Apoiar Projecto
29 junho 2022
BRASIL: Ajuda para a formação de 15 seminaristas
O Brasil, um país cujo povo foi durante séculos esmagadoramente católico, tem assistido nas últimas décadas a uma queda acentuada da sua população católica. Hoje, infelizmente, apenas cerca de 64% dos seus 213 milhões de habitantes ainda são católicos.

A difícil situação do país, marcada pela corrupção, o desemprego, a crise económica e a destruição ambiental, permitiu que muitos caíssem em falsas promessas e nos "evangelhos de prosperidade" das seitas, que são extremamente activas e bem financiadas no Brasil. É por isso que é ainda mais importante que a Igreja esteja visivelmente presente entre o povo, sobretudo na pessoa dos seus sacerdotes.

Na Diocese do Bom Jesus da Lapa, no interior do estado da Baía, a percentagem de católicos ainda é relativamente elevada, quase 80%. Mas também aí os números estão a diminuir: no ano 2000 ainda eram 90%. Mais uma vez, há poucos padres, com apenas um padre para mais de 10.300 fiéis, muito poucos para dar a assistência pastoral adequada aos fiéis.

A boa notícia é que há 15 jovens da diocese actualmente em formação noutros seminários diocesanos. Mas a própria diocese tem de pagar a sua formação e manutenção, o que representa um fardo pesado. Enquanto os fiéis católicos se esforçam para apoiar a Igreja o melhor que podem, são pobres e, depois da pandemia, ainda mais pobres ficaram. Por isso, propomos apoiar a diocese com uma contribuição de 8.000 € para a formação destes 15 jovens, para que possam continuar ininterruptamente o seu caminho para o sacerdócio.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.