Projectos

BOLÍVIA: Auxílio a seis irmãs religiosas nas paróquias pobres dos Andes

Apoiar Projecto
25 outubro 2020
BOLÍVIA:  Auxílio a seis irmãs religiosas nas paróquias pobres dos Andes

Auxílio a seis irmãs religiosas nas paróquias pobres dos Andes

Elas viajam para lugares que um padre raramente visita. Nas regiões mais pobres, remotas e inacessíveis, as Irmãs Missionárias de Jesus Palavra e Vítima (Misioneras de Jesus Verbo y Victima) ministram o povo na sua pobreza e abandono e trazem-lhes esperança. A congregação foi fundada em 1961, no Peru, e está hoje presente em pelo menos sete países da América Latina.

Na arquidiocese de Sucre, na Bolívia, há seis destas irmãs a viver e a trabalhar em três paróquias dos Andes. Imediatamente reconhecíveis pelos seus hábitos azuis, vêm de vários países – uma da Argentina e as outras cinco do Peru. Os trilhos da montanha são longos e difíceis, há cobras venenosas e as irmãs têm de ultrapassar encostas íngremes e rochosas e, por vezes, até mesmo percorrer riachos que se transformaram em torrentes apressadas como resultado das chuvas torrenciais. E antes disso, as irmãs tiveram primeiro de aprender a língua local Quechua, que é amplamente falada pela população indígena. "Foi difícil!", recorda a irmã Maria Augusta, que trabalha como missionária há 37 anos.

Ela fala-nos do seu trabalho. "Às vezes viajamos 12 a 14 horas sobre mulas ou sobre duas rodas, para visitar o nosso povo, que tem sede de Deus. Quando chegamos, estamos exaustas, mas recolhidos em espírito. As pessoas estão à espera das suas 'pastoras', diz-nos ela.

As irmãs rezam com o povo, cuidam dos doentes e confortam os moribundos nos seus últimos momentos, trazem às pessoas a Santa Comunhão, baptizam as crianças, realizam funerais e liturgias da Palavra e dão instrução catequética. Elas obtém força para o seu serviço incansável, nestas condições imensamente difíceis, na oração da vida contemplativa. E, ao mesmo tempo, elas trazem também às pessoas uma verdadeira ajuda práctica nos seus cuidados e necessidades concretas da vida quotidiana. Como não há médicos disponíveis, as irmãs fornecem todos os cuidados médicos e conselhos de que são capazes..

No entanto, estas irmãs estão completamente dependentes da ajuda externa. Propomos apoiá-las com uma contribuição de 3.600 Euros para o próximo ano. Gostaria de ajudar estas irmãs?

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.