Projectos

Apoiar Projecto
18 outubro 2021
BIELORRÚSSIA: Um veículo para a Paróquia do Imaculado Coração de Maria em Orsha
O Pe. Roman Murzicz assumiu recentemente o cargo de pároco da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Orsha, uma cidade industrial no nordeste da Bielorrússia, localizada a 50 km da fronteira com a Rússia.

Esta paróquia é muito animada. Os campos de férias infantis são regularmente organizados ao abrigo de um esquema chamado "Férias com Deus", onde as crianças podem relaxar, divertindo-se e, ao mesmo tempo, crescendo na fé. E o grupo de acólitos, que se reúne todos os meses, também organiza excursões e peregrinações.

Os voluntários paroquiais cuidam dos necessitados, visitam os doentes e idosos nas suas casas, ajudam os deficientes e apoiam as famílias numerosas. Porque o desemprego está a fazer-se sentir mais profundamente no país e cada vez mais empresas vão à falência, deixando muitas pessoas sem trabalho. A maioria das famílias da paróquia tem de sobreviver com um rendimento mínimo ou fazendo trabalhos temporários e trabalhando na sua horta.

Além da sua própria paróquia de Orsha, o Pe. Romano também cuida de duas capelas, uma a 8 km e a outra a 40 km de distância. Em ambas as capelas, ele celebra a Missa de Domingo todas as semanas, visitando os doentes e levando-os a Sagrada Comunhão. Ele também dá aulas de catequese às crianças todas as semanas. Mas não tem carro próprio, por isso viajar até lá e voltar é demorado e cansativo.

Propomos ajudar a financiar a compra de um carro com um custo de 15.000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.