Projectos

Apoiar Projecto
18 abril 2022
ARGENTINA: Um pequeno centro pastoral para uma nova paróquia
A Paróquia de Cristo Rei, em Corcovado, na Patagónia, ainda é bastante jovem, tendo sido criada apenas em Maio de 2021. Antes disso, a área pertencia a uma freguesia maior, onde o centro se encontrava a cerca de 75 km de distância, longe de mais para se poder dar assistência adequada aos fiéis.

A nova paróquia tem cerca de 4500 pessoas. O pároco é o Padre polaco Tomasz Grzyb, que antes foi missionário na Bolívia. Ele está particularmente impressionado com o facto de apenas algumas pessoas realmente parecerem ter uma ligação com a Igreja. Muitas seitas estão a espalhar-se por toda esta região ampla e pouco povoada, mas mesmo entre aqueles que pertencem à Igreja Católica são poucos os que frequentam regularmente a Santa Missa.

A população local é um mosaico colorido de vários povos. Muitos pertencem ao povo indígena Mapuche, enquanto outros são descendentes de colonos espanhóis e outros voltaram a migrar para cá de outras regiões por várias razões. O Pe. Tomasz está a descobrir que está a ser difícil estabelecer uma verdadeira comunidade. A divulgação pastoral periférica ainda se encontra apenas na sua fase inicial e precisa de ser devidamente organizada.

No entanto, este padre não é um homem que se desencoraje facilmente e está a arregaçar as mangas para enfrentar a missão. Ele acredita que o mais importante é a educação adequada na fé e uma preparação intensiva para a recepção dos sacramentos. E por isso está a organizar sessões de catequese para crianças, jovens e adultos. No entanto, neste momento não há lugar adequado para realizar tais sessões, pelo que tudo tem de ser feito de forma improvisada, muitas vezes mesmo na casa do catequista. Também não há lugar para o escritório da paróquia.

Assim, a ideia é construir um pequeno centro pastoral que também terá espaço para a catequese e para um escritório paroquial. Propomos apoiar este projecto com uma contribuição de 7000 €. Pode ajudar-nos?

Apoie este projecto

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.