Histórias de Sucesso

Apoiar Projecto
24 agosto 2020
URUGUAI: Livro do Terço para Crianças
No Uruguai, a Igreja Católica tem uma influência muito mais limitada na sociedade do que noutros países da América Latina. Quase metade dos habitantes do segundo país mais pequeno da América Latina declaram-se católicos. A religião foi há muito banida para a esfera privada e não há oficialmente feriados cristãos. Assim, o Natal é chamado "Dia da Família" nos calendários oficiais, e a Semana Santa e a Páscoa são chamadas "Semana do Turismo". Da mesma forma, muitas das leis do país estão em total contradição com a doutrina católica.

No entanto, as escolas católicas são um contributo vital para o trabalho de evangelização. A "Fundação Sophia", apoiada pela Igreja, na capital Montevidéu, tem como missão apoiar as escolas católicas na sua missão evangelizadora e melhorar ainda mais o ensino da religião, para que as crianças de todas as idades possam ter a oportunidade, com a ajuda de um bom material catequético, de crescer e amadurecer na fé e no carácter cristão, para que, por sua vez, possam dar o seu precioso contributo nas suas famílias, na sociedade e na Igreja.

Actualmente, o programa envolve cerca de 3700 alunos e 50 catequistas. Estas crianças também participam na já famosa Campanha do Terço, "Um milhão de crianças rezam o Terço", quando a 18 de Outubro de cada ano crianças de todo o mundo rezam unidas o terço pela paz. Esta é uma iniciativa que começou em 2005 na capital venezuelana, Caracas, quando um grupo de crianças rezava o terço diante de um santuário e algumas das mulheres presentes experimentaram um profundo sentido da presença da Virgem Maria. O Padre Pio previu uma vez: "Quando um milhão de crianças rezarem juntas o terço, então o mundo mudará." E, assim, o objectivo é que, um dia, o poder da oração unida destas crianças, pela graça de Deus, traga paz ao mundo e produza abundantes frutos espirituais.

E, assim, foi feito um pedido à AIS para ajudar a campanha publicando 2000 cópias do pequeno livro "Crianças que rezam o Terço" (Los Ninos rezamos el Rosário). Graças à generosidade dos nossos benfeitores, pudemos dar 740 €, e os livros já chegaram a Montevidéu, para deleite das crianças. Os nossos sinceros agradecimentos a todos os que contribuíram!

O nosso profundo agradecimento a todos os nossos benfeitores!