Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Histórias de Sucesso

UGANDA: Formação contínua para os membros de uma congregação religiosa masculina local

Apoiar Projecto
9 setembro 2022
UGANDA: Formação contínua para os membros de uma congregação religiosa masculina local
A congregação dos Irmãos de São Martinho de Porres foi originalmente estabelecida em 1953 no que é hoje o Sudão do Sul. No Uganda, os membros desta congregação religiosa masculina trabalham nas paróquias, ensinam nas escolas e ajudam os pobres e necessitados através de uma variedade de actividades.

Como congregação africana de origem local, os irmãos são pobres e muito dependentes de apoio externo, sobretudo para a sua própria formação contínua e desenvolvimento espiritual. Pois, para poderem servir os outros, eles próprios precisam primeiro de procurar constantemente novas forças através da sua vida espiritual, a fim de evitar que a sua vocação esmoreça e se esgote. Contudo, desde o ano 2013, por várias razões não foi possível realizar essas sessões de formação, pelo que o Pe. Charles Olum, o Superior dos Irmãos no Uganda, recorreu à Fundação AIS para obter ajuda. Ele sabe que uma vida de oração intensa é o fundamento de tudo o que eles fazem, tornando todo o seu trabalho frutuoso. Do mesmo modo, a vida comunitária dos frades e a fidelidade ao seu carisma fundador são elementos vitais que conduzem à santificação das almas. "Cristo é o centro de todos os nossos objectivos e desejos", escreve o Pe. Charles. É esta relação pessoal com Cristo que é o mais importante de tudo, e a experiência retirada desta vida de oração deve então ser traduzida em actos concretos de amor, explica. Mas, ao mesmo tempo, esta atitude interior precisa de ser constantemente reforçada e praticada.

Graças à generosidade dos nossos benfeitores, pudemos apoiar os frades na sua formação contínua, o que representou uma contribuição de 7000 €.

Agora o Pe. Charles escreveu para nos agradecer. "Em nome de Deus e em nome de todos os meus irmãos que sentiram a força consoladora do vosso amor, agradeço-vos de coração pelo vosso incansável empenho em apoiar a missão da Igreja nesta região pobre do norte do Uganda. Que Deus Todo-Poderoso vos abençoe e recompense pelo apoio que deram aos nossos irmãos. Apreciamos profundamente os laços de amizade que nos foram demonstrados e compreendemos verdadeiramente que os amigos são para as ocasiões. Sabemos que fizeram este sacrifício por amor a Deus e acreditamos que o alimento espiritual que recebemos como resultado irá fortalecer-nos na nossa missão na Igreja. Rezamos sinceramente por vós, diariamente, especialmente durante a Santa Missa."


Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consignação Fiscal

Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais