Histórias de Sucesso

Apoiar Projecto
27 novembro 2020
TANZÂNIA: Um veículo para o trabalho pastoral na Diocese de Ifakara

A Diocese de Ifakara ainda é muito jovem, tendo sido criada apenas em 2012. A Sé Episcopal situa-se na cidade com o mesmo nome, que fica a cerca de 400 km a sudoeste da capital, Dar es Salaam. A diocese cobre uma área de 15.000 km² e tem 21 freguesias. Cerca de 80% dos seus 400.000 habitantes são católicos. A maior parte da população dedica-se à agricultura, mas também houve alguma imigração por grupos nómadas.
As distâncias são consideráveis, e as estradas muito pobres. Na estação chuvosa, muitas vezes transformam-se em trilhos enlameados, em muitos casos com grandes sulcos e buracos cheios de chuva. Conduzir pode ser muito perigoso sem um veículo adequado.

O Bispo Salutaris Libena tem muitas vezes de percorrer longas viagens, visitar as paróquias da sua diocese e administrar o sacramento da Confirmação, por exemplo, ou simplesmente realizar visitas pastorais. A freguesia mais distante fica a cerca de 210 km do centro da diocese. Há também reuniões e outros eventos na capital e noutras dioceses vizinhas deste grande país de cerca de 950.000 km², como por exemplo quando a conferência episcopal do país tem as suas reuniões. Até há pouco tempo era um grande problema porque ele só tinha um carro velho e desadequado, que já era em segunda mão quando foi comprado há 20 anos e já não conseguia lidar com as difíceis condições rodoviárias. Graças à generosidade dos nossos benfeitores, conseguimos agora fornecer-lhe 29.680 € para um veículo todo-o-terreno adequado e resistente. Vai servi-lo bem, não só a ele, mas também a muitos dos seus colegas padres e colaboradores diocesanos.

O Bispo Libena escreve: "Queremos expressar os nossos sinceros agradecimentos por este belo veículo novo. Prometemos-lhe que o trataremos com respeito, para que possa ser utilizado durante muitos anos no nosso serviço pastoral. E também prometemos rezar por todos aqueles cujos sacrifícios pessoais permitiram obter este veículo."