Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Histórias de Sucesso

REP. DEMOCRÁTICA DO CONGO: Equipamento técnico para a Radio Maria, a estação de rádio da Arquidiocese de Bukavu

Apoiar Projecto
14 dezembro 2022
REP. DEMOCRÁTICA DO CONGO: Equipamento técnico para a Radio Maria, a estação de rádio da Arquidiocese de Bukavu
Os fiéis católicos da Arquidiocese de Bukavu, no leste da República Democrática do Congo, estão muito felizes. Graças ao apoio generoso dos nossos benfeitores, a AIS conseguiu dar 14.000€ à arquidiocese para modernização e melhoramento do equipamento técnico da sua rádio local, a Rádio Maria. Ao mesmo tempo, conseguiram comprar um gerador e, assim, evitar as frequentes faltas de energia. Como resultado, aumentaram o número de emissões de 15 para 40.

A rádio é um meio de comunicação crucial em África, onde as paróquias tantas vezes abrangem áreas vastíssimas, porque capacita a Igreja a chegar aos seus fiéis até nas aldeias mais remotas, dando informação e educação, ao mesmo tempo que facilita uma participação mais viva e completa de todos na vida da Igreja.

Esta capacidade de comunicar com as pessoas é particularmente importante em regiões, como é o caso do leste do Congo, onde grupos armados rebeldes tornam a vida muito difícil e as viagens inseguras e perigosas para os cidadãos comuns. Na província de Kivu, onde a Arquidiocese de Bukavu está situada, há permanentes ataques violentos, não só contra cidadãos comuns, como contra as instituições da Igreja como paróquias, conventos e residências paroquiais. Vários grupos de rebeldes armados aterrorizam permanentemente as populações, levando muitos a fugir e espalhando o medo e o trauma psicológico por toda a parte. As raízes desta violência têm por base conflitos étnicos e a luta pelas jazidas de minérios valiosos, sendo que recentementee também envolvem de forma crescente grupos islâmicos radicais.

Graças a esta estação de rádio, a Igreja consegue chegar a todos os fiéis onde quer que habitem, levando-lhes consolação, conselho e ajuda e, sobretudo quando é completamente impossível para os sacerdotes chegar às regiões, a transmissão do Santo Sacrifício da Missa em directo, possibilitando a participação na vida da Igreja.

O nosso profundo agradecimento pelo vosso apoio!



Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Consignação Fiscal

Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais