Histórias de Sucesso

NÍGER E BURKINA FASO: Um carro para o trabalho pastoral das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora dos Apóstolos

Apoiar Projecto
14 dezembro 2020
NÍGER E BURKINA FASO: um carro para o trabalho pastoral das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora dos Apóstolos

A congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora dos Apóstolos (Soeurs de Notre Dame des Apôtres) foi fundada em 1876, em Lyon, França. As irmãs trabalham em muitas áreas diferentes, incluindo educação, catequese, cuidados de saúde e formação de catequistas. Ao mesmo tempo, também cuidam de crianças de origem desfavorecida. A congregação está presente hoje em mais de 20 países e em todos os cinco continentes.

Entre estes estão seis dos países francófonos da África Ocidental, onde a congregação está actualmente a desfrutar de muitas novas vocações. Actualmente há 20 jovens na sua principal casa de formação na Costa do Marfim que se preparam para uma futura vida de serviço dentro da congregação, a Deus e ao próximo.

A província regional do Burkina Faso e do Níger ainda é relativamente nova, embora as irmãs estejam presentes no Níger desde 1950. Actualmente, a província tem 29 irmãs a trabalhar em sete comunidades diferentes em várias partes do Níger e no vizinho Burkina Faso. Ambos os países se situam em parte na região do Sahel, e o Níger, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, é o país mais pobre e subdesenvolvido do mundo. O Burkina Faso não está muito longe, encontrando-se em oitavo lugar entre os países mais pobres do mundo. Em ambos os países as irmãs têm muito a fazer e nas mais difíceis circunstâncias, pois estão lá para ajudar todos os que se voltam para elas, independentemente da sua religião.

Até há pouco tempo, um dos seus maiores problemas era o facto de nem sequer terem um carro! E isto apesar da Casa Mãe estar a quase 1350 km da comunidade mais distante. Mas agora, graças à ajuda dos nossos generosos benfeitores, conseguimos dar-lhes os 21.700 € de que precisavam para comprar um veículo suficientemente forte para fazer face às desafiantes condições de estrada. Os seus sinceros agradecimentos a todos vós pela vossa ajuda!