Histórias de Sucesso

ÍNDIA: Equipamento de protecção pessoal para as Irmãs da Misericórdia em Bengala Ocidental

Apoiar Projecto
16 agosto 2021
As Irmãs da Misericórdia da Santa Cruz, no estado indiano de Bengala Ocidental, estão imensamente gratas aos nossos benfeitores por lhes terem permitido adquirir equipamento de protecção pessoal essencial contra o coronavírus. As Irmãs trabalham na linha da frente contra a doença e os 22.862 € dados pelos nossos generosos benfeitores vão ajudá-las neste trabalho, especialmente contra a devastadora segunda vaga do vírus, que atingiu particularmente a Índia.

"Estamos impotentes perante a situação. Há escassez de vacinas, oxigénio, camas hospitalares e medicamentos em geral. Nem sequer é possível realizar funerais correctamente. Todos os dias ouvimos notícias da morte de amigos e parentes. Os doentes estão a ser tratados nas suas casas, nos conventos e nas casas paroquiais", relatam as irmãs. E, claro, ao cuidar dos doentes, elas próprias estão expostas a um risco muito elevado de infecção.

Ao mesmo tempo, os seus rendimentos habituais caíram, uma vez que a única fonte de rendimento que tinham anteriormente eram as escolas que administravam, que agora estão fechadas devido à pandemia. Em vez disso, criaram postos de quarentena para os pobres e necessitados, os quais simplesmente não conseguem isolar-se dadas as condições de espaços reduzidos das suas próprias casas e, ao mesmo tempo, estão a providenciar alojamento a trabalhadores migrantes abandonados, que não só perderam os seus empregos como também não conseguem regressar às suas aldeias de origem noutras partes da Índia.

Mas não é apenas ajuda médica e material que as Irmãs providenciam aos pobres, especialmente nas aldeias remotas. Igualmente importante é o acompanhamento e apoio humano e espiritual. As Irmãs observaram como as pessoas estão cada vez mais deprimidas e com medo, tendo perdido o seu emprego e com ele o que restava do seu pouco sentido de segurança, e também como muitas das crianças estão a tornar-se viciadas na Internet. Elas rezam com o povo e por ele, e acompanham-no neste momento difícil.

Graças ao equipamento de protecção pessoal essencial que os nossos benfeitores providenciaram, as Irmãs podem agora continuar com o trabalho altruísta a que se dedicam, de uma forma que as faz sentir, e aos outros, um pouco mais seguras. Que Deus abençoe e recompense a todos!