Histórias de Sucesso

Apoiar Projecto
7 março 2022
CUBA: Apoio às irmãs religiosas que cuidam dos doentes em Cuba
As "Servas de Maria" são uma congregação fundada em Madrid no séc. XIX. A sua missão especial é cuidar de todos os doentes, quer nos hospitais, quer nas suas casas. Fazem-no de forma totalmente gratuita e com um amor e um cuidado especiais, pois em cada pessoa doente vêem o próprio rosto de Cristo.

A congregação também está presente na ilha caribenha de Cuba desde 1875, e hoje a comunidade na capital Havana inclui irmãs religiosas de muitos países - incluindo Espanha, Porto Rico, República Dominicana e a própria Cuba.

À noite mantêm-se vigilantes nos hospitais ou nas casas, à cabeceira dos pacientes que acompanham nos seus últimos momentos de vida. Durante o dia cuidam dos doentes, lavando-os e preparando-lhes as refeições. É uma tarefa que se tornou muito mais difícil devido à pandemia.

Muitas pessoas vêm também bater às portas do seu convento todos os dias, à procura de ajuda. Regularmente, mais de 30 pessoas, incluindo indigentes, alcoólicos e pessoas perturbadas psicologicamente, vêm à procura de ajuda, e também elas ali encontram apoio, consolo e carinho.

"Não se pode imaginar como a situação é precária para as famílias cubanas. A maioria não pode sequer pagar o mínimo necessário para uma vida digna", explica a Irmã Maria Isabel. Uma vez que as irmãs estão a prestar todos estes cuidados sem qualquer custo e apenas por amor puro e desinteressado, elas próprias são também materialmente pobres. Por isso, estão ainda mais gratas pela contribuição de 7000 € dos nossos generosos benfeitores. A Irmã Maria Isabel continua: "Uma vez mais queremos expressar a nossa gratidão pelo vosso apoio, uma gratidão que ecoou também nos agradecimentos de tantas destas pessoas que beneficiam da nossa presença e do nosso apoio. Rezamos a Deus Pai para que Ele possa continuar a abençoar-vos com a Sua providência e a inspirar em muitos corações a generosidade de partilhar com os pobres e esquecidos".

Todos os anos a AIS apoia milhares de religiosas em todo o mundo.