Histórias de Sucesso

ARGENTINA: Apoio à estação de rádio Católica "Rádio Maria Auxiliadora"

Apoiar Projecto
22 dezembro 2020
ARGENTINA: Apoio à estação de rádio Católica "Rádio Maria Auxiliadora"

Na Diocese de nome "San Roque de Presidencia Roque Sáenz Peña", na remota província de Chaco, no norte da Argentina, a rádio é talvez o meio de comunicação mais importante, pois esta é uma das dioceses mais pobres do país, e com uma série de diferentes problemas sociais e conflitos. Muitas crianças sofrem de desnutrição grave e "a pobreza aqui não é menos do que em África", diz o Pe. Adolfo Kocka, pároco local. A maioria da região está coberta por uma selva, conhecida não sem razão como “A impenetrável ". Muitos dos aglomerados são relativamente - e em alguns casos completamente - inacessíveis. Não há rede telefónica, e o sinal de telemóvel não penetrará através da densa floresta tropical. Por isso, o rádio é o meio de comunicação mais importante.

Há 20 anos que a rádio católica "Rádio Maria Auxiliadora" presta um precioso serviço na região, ajudando os padres no seu dia-a-dia. Não é apenas um instrumento vital da divulgação pastoral da Igreja, mas também um meio indispensável de comunicação e informação em geral. Durante a pandemia de coronavírus, as pessoas de todo o mundo ganharam uma nova consciência da importância dos meios de comunicação social, tanto para a Igreja como para a sociedade em geral. Mas aqui nesta vasta e inacessível região a necessidade é muito grande, mesmo em tempos "normais".

Infelizmente, porém, a antena da rádio foi recentemente gravemente danificado por um raio, reduzindo a sua autonomia para apenas 20 km. Escusado será dizer que foi um golpe amargo.

Mas, graças à generosidade dos nossos benfeitores, a AIS conseguiu dar uma ajuda de 5.200 €, permitindo que o equipamento fosse reparado, e melhorou mesmo. Agora a estação está totalmente operacional novamente. Muito obrigado a todos os que ajudaram!