Fundação de Ajuda à Igreja que Sofre - Fundação AIS
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5D 1600-076 Lisboa, Portugal
(+351) 217544000 apoio@fundacao-ais.pt Fundação AIS 1995
Lisboa
https://fundacao-ais.pt/uploads/seo/big_1585926010_1526_logo-jpg
15 10
505152304

Orações e Novenas

Exame de consciência

Apoiar Campanha
1 junho 2020
CONFISSÃO 

"O sacramento da Reconcialiação é um sacramento de cura. Quando me confesso é para me curar, para curar a minha alma, o meu coração e algo de mal que cometi" (Papa Francisco, Audiência geral, 19.II.2014).



Exame de Consciência

Há quanto tempo não me confesso? Deixei de confessar, por vergonha ou por esquecimento, algum pecado mortal? Cumpri a penitência?

1º Mandamento – Rezei todos os dias ao levantar e ao deitar? Durante as orações estive distraído por minha culpa? Contribuo para o culto e sustentação do clero? Falei contra Deus, contra a religião, ou os sacerdotes? Duvidei a sério das verdades da fé? Acreditei em feitiçarias e superstições? Recebi a comunhão em pecado? Confessei-me, ao menos uma vez por ano? Cumpri o preceito da Comunhão Pascal?

2º Mandamento – Fiz juramentos falsos? Fiz alguma promessa? Já a cumpri?

3º Mandamento – Aos domingos e dias santos faltei à Missa? Estive com atenção? Procurei que a ouvissem os filhos e pessoas dependentes? Fiz ou mandei fazer, trabalhos desnecessários? Guardei o jejum e abstinência, como está mandado?

4º Mandamento – Marido e mulher: dão-se bem e guardam fidelidade um ao outro?
Pais: Esmero-me por dar boa educação aos filhos? Dou-lhes bom exemplo? Rezo com eles e por eles? Permito-lhes demasiada liberdade? Procuro que frequentem a Catequese e as aulas de Educação moral e religiosa?
Filhos: Respeito, obedeço e amo os meus pais? Desgosto-os com o meu comportamento? Estudo ou trabalho com diligência? Desperdiço o dinheiro que me dão?
Superior: Trato com caridade e justiça os subordinados? Pago-lhes o salário justo e a tempo?
Dependente: Respeito os meus superiores? Trabalho com consciência e cumpro o meu dever?

5º Mandamento – Desejei a morte a mim ou ao próximo? Tive desavenças e ando mal com alguém? Roguei pragas? Bati ou feri alguém? Excedi-me na alimentação ou na bebida? Dou esmolas aos necessitados?

6º e 9º Mandamento – Demorei com malícia em pensamentos ou desejos desonestos? Gozei-me de pecados passados? Vi figuras, coisas ou pessoas indecentes? Assisti ao cinema e televisão, quando eram imorais? Li ou emprestei livros, jornais ou revistas más? Tive conversas ou piadas de malícia? Ouvi com gosto conversas impróprias? Dei escândalo, levando alguém para o pecado com palavras, exemplos ou actos? Tenho guardado modéstia no vestir? Cometi acções desonestas? Sozinho ou com mais alguém? Frequentei bailes ou discotecas pouco recomendáveis? Companhias perigosas? Ocasiões de pecado? Se sou casado, guardo a lei de Deus nos deveres do matrimónio? Lembrem-se os casados que as obrigações para com os filhos começam ainda antes de eles nascerem!

7º e 10º Mandamento – Tirei alguma coisa ou prejudiquei os outros? Tenho restituições a fazer? Enganei nas vendas ou contratos? Fui invejoso?

8º Mandamento – Disse mentiras? Causei com elas prejuízo a alguém? Julguei mal do próximo sem motivo? Disse mal dos outros? Descobri defeitos ocultos? Levantei calúnias? Revelei segredos?


Acusação dos pecados.

Abençoai-me, Padre, porque pequei. Há… (tanto tempo) que me confessei. Cumpri a penitência? Deixei de confessar algum pecado mortal? Foi por esquecimento? Ou por querer, calando-o por vergonha?

Acto de contrição 1: Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.

Acto de contrição 2: Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Ámen.

Fazer o propósito de nunca mais pecar e cumprir a penitência que o confessor indicou.

Comentários

Deixar um comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Celebração de Missas

Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies.
Saiba Mais