Notícias

PORTUGAL: Portugueses convidados a rezar, dia 6 de Agosto, pelos Cristãos perseguidos em todo o mundo

5 agosto 2022
Não deixar cair no esquecimento é o principal objectivo da proposta de oração pelos Cristãos perseguidos para o próximo sábado, dia 6 de Agosto. Nessa data, há precisamente oito anos, milhares de cristãos foram forçados a fugir quando as terras onde sempre viveram, as suas aldeias e vilas na Planície de Nínive, foram invadidas pelo Daesh, os jihadistas do Estado Islâmico.

Esta data, poderosamente simbólica, passou a ser assinalada como “Dia de Oração pelos Cristãos perseguidos”. Neste sentido, a Fundação AIS lança um desafio a todos os Portugueses para lembrarem em oração e num gesto de solidariedade todos os que foram e são perseguidos por causa da sua fé em todos os países do mundo.

“Esta é uma data que não podemos esquecer”, diz Catarina Martins de Bettencourt, directora do secretariado português da Fundação AIS. “Há oito anos, o mundo assistiu à fuga de milhares de homens, mulheres e crianças e nada se fez. Lembrar o sofrimento destes milhares de cristãos e rezar por eles e pelos que continuam a ser perseguidos é o mínimo que podemos fazer.”

Catarina Bettencourt recorda que, desde a invasão das terras bíblicas da Planície de Nínive, em Agosto de 2014, “todos os anos, a Fundação AIS recorda essa data como um dos momentos mais trágicos de perseguição aos Cristãos nos tempos modernos”. “Infelizmente, essa perseguição continua a acontecer em muitos países todos os dias. Não podemos ficar indiferentes a isso”, diz ainda a directora do secretariado português da AIS.

De facto, os Cristãos continuam a ser o grupo religioso mais perseguido no mundo. Calcula-se que cerca de 80% de todas as pessoas que sofrem perseguição por causa da sua fé são cristãs. A fuga dos Cristãos da Planície de Nínive, no Iraque, em Agosto de 2014, adquiriu um simbolismo que não pode ser esquecido. No entanto, em muitos lugares do planeta, assiste-se a situações igualmente dramáticas e muitas vezes também perante o silêncio cúmplice da comunidade internacional.

Para ajudar a manter viva na memória de todos a questão da perseguição aos Cristãos no mundo, a Fundação AIS vai transmitir também, em parceria com a Agência Ecclesia, cinco documentários durante o mês de Agosto e Setembro na RTP2.

Esses documentários ajudam a compreender as dificuldades da Igreja em países onde a perseguição religiosa é mais activa ou onde a pobreza é uma marca quotidiana da vida das famílias, fazendo destacar a importância do trabalho solidário de inúmeros sacerdotes e religiosas, trabalho tantas vezes só possível graças ao apoio da Fundação AIS.

Libéria, Nigéria, Honduras, Paquistão e Líbano são os países por onde andaram os repórteres da Ajuda à Igreja que Sofre. Os documentários serão transmitidos no programa “A Fé dos Homens”, da Ecclesia, na RTP2, com início a partir do dia 10 de Agosto, sempre pelas 15 horas.

Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt